Enderson fala em exaustão, mas avisa: 'Isso não é desculpa'

Técnico do Bahia admitiu que elenco tem sentido muito o desgaste da sequência de jogos

  • Foto do(a) author(a) Fernanda Varela
  • Fernanda Varela

Publicado em 3 de setembro de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Felipe Oliveira/EC Bahia

Cansaço, muita reclamação e um visível incômodo. Assim foi a entrevista do técnico Enderson Moreira após a derrota por 2x0, domingo (2), contra o Atlético Paranaense, na Arena da Baixada, em Curitiba.

Logo de cara, o treinador enalteceu o adversário e decretou que o Furacão venceu por merecimento, mas não deixou de fazer o seu desabafo. “A gente tem que enaltecer, acima de tudo, o jogo que o Atlético fez. É uma equipe muito bem montada e que nos criou muitas dificuldades. Tentamos ajustar o time no segundo tempo e até acho que sofremos menos, mas acabamos levando os dois gols. Também tivemos duas lesões no intervalo que nos tiraram a possibilidade de fazer outro tipo de ajuste”, lamentou o treinador, que perdeu o goleiro Douglas, com dor no joelho, e o lateral Bruno, com dor na coxa, ainda no intervalo da partida. Os dois passarão por avaliação médica quando chegarem em Salvador, nesta segunda (3).

Enderson também ressaltou o fato de o Bahia ter feito três jogos consecutivos fora de casa, o que provocou um grande desgaste no elenco. “Estamos indo para 12 jogos seguidos jogando toda quarta e domingo, sem nenhum tipo de pausa. Isso não é desculpa, mas a gente não tem tido tempo de nos preparar com pelo menos uma semana livre, aberta. O Atlético foi extremamente competente e merecedor do resultado, pela partida que fez, mas é difícil”, analisou Enderson, que saiu em defesa dos atletas.

“Jogamos agora em Curitiba. Antes, jogamos na quarta em Fortaleza, contra o Ceará, e no fim de semana anterior pegamos o Santos, fora de casa. São três jogos seguidos fora de casa, fazendo viagem. Isso causa muito desgaste, porque além do jogo, tem o deslocamento, viagem, aeroporto, conexão. Tudo isso cansa o atleta. A gente tem que continuar enfrentando isso sem justificar nada, sem pegar nenhum tipo de bengala. Isso está aí e temos que passar. Sabemos que temos qualidade para fazer jogos melhores”, completou.

A maratona vai continuar. O Bahia volta a campo na quarta-feira (5), quando enfrentará o Sport, às 19h30, na Fonte Nova, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. Domingo (2), o adversário quebrou um jejum de 11 jogos sem vencer ao bater o Paraná, por 1x0, em casa.

Na partida, Enderson espera contar com o retorno de Zé Rafael, vetado da partida contra o Atlético Paranaense após levar uma pancada na região lombar.