ENEM 2018: já são mais de 4,2 milhões de inscritos

Participantes podem frequentar curso preparatório ENEM com bolsa de estudo

  • D
  • Da Redação

Publicado em 16 de maio de 2018 às 10:01

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Em uma semana de inscrições, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) supera a marca de 4 milhões de inscritos. O prazo para participar do exame, que como finalidade principal a avaliação do desempenho escolar e acadêmico ao fim do Ensino Médio, será encerrado às 23h59 desta sexta-feira (18) mas os candidatos terão até o dia 23 de maio para realizar o pagamento da taxa de inscrição, de R$ 82. O participante receberá a confirmação do pagamento em até cinco dias úteis.

Entre os isentos no Enem 2018, das 3.361.468 de pessoas contempladas com o benefício, 1.901.061 haviam feito a inscrição até a última sexta (11). A isenção foi concedida aos solicitantes que se enquadraram em um dos quatro perfis: na Lei nº 12.799, a partir de critérios de renda e de origem escolar (rede pública ou privada); no Decreto nº 6.135, a partir de inscrição no CadÚnico; concluintes do ensino médio em escola pública; e que se inscreveram no Encceja 2017 e obtiveram nota suficiente para a certificação.

A informação foi anunciada esta terça-feira (15) pela entidade organizadora, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ainda de acordo com a instituição, por conta da mudança de formato, estudantes que concluíram o ensino médio em 2018 e vieram de escola pública terão direito à gratuidade. O benefício será válido tanto para os que não solicitaram a isenção quanto para os que eram treineiros em 2017 e não compareceram ao local de provas.

Inscrições no ENEM 2018

Com a nota ENEM, o estudante pode se candidatar às vagas nas faculdades e universidades brasileiras por meio de inscrição no FIES 2018 (Fundo de Financiamento Estudantil) e em programas como o Sistema de Seleção Unificada (SISU).

Entre os mais de 7.603.290 inscritos estava o estudante Anderson de Oliveira, de 18 anos, participante ENEM aprovado em Engenharia de Produção na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Para ele, a preparação é fundamental para realizar uma boa prova. “Acho que a rotina de estudos é fundamental porque a prova requer uma rotina diferente. O tempo é um dos maiores empecilhos. É preciso muito tempo para responder as questões com tranquilidade”, destaca o estudante.

Resultado do Enem

Embora as inscrições ainda não tenham sido finalizadas, o estudante precisa iniciar cedo a preparação para ter boa nota no ENEM. Para contribuir com o bom resultado, o Educa Mais Brasil oferta mais de 10 mil bolsas de estudo em curso preparatório ENEM e pré-vestibular em parceria com o Correio*. Os descontos são de até 50% nas mensalidades. Acesse www.educamaisbrasil.com.br para conferir as oportunidades.