Enem: alimentação correta ajuda o aluno a ter boa memória; veja dicas

Nutricionista comenta mitos e verdades sobre a melhor forma de comer durante a preparação para a prova

  • Foto do(a) author(a) Nilson Marinho
  • Nilson Marinho

Publicado em 16 de agosto de 2017 às 04:01

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Ninguém quer ficar em desvantagem com relação à concorrência na hora do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que vale vaga na universidade. Enquanto você está na cozinha, alguém está com a apostila na mão, fixando aquele assunto.

Perder tempo para alguém que está se preparando para as provas pode significar ficar de fora do tão sonhado tão sonhado ensino superior. E é aí que os alimentos de fácil preparo, ou aqueles ultraprocessados, como macarrão instantâneo e biscoito recheado, acabam sendo a opção dessa turma.

Leia também: O peso do Enem: saiba como evitar dores no corpo após os estudo

Na verdade, esses alimentos, ricos em açucar, sódio e gorduras saturadas, só atrapalham. E se você for daqueles que só estudam mastigando alguma coisa, é melhor ir parando. Isso porque, segundo a nutricionista Eneida Bonfim, o cérebro até pode ficar atento às duas atividades, mas por pouco tempo. Mastigar o salgadinho pode, por exemplo, roubar a sua atenção.

Por isso, as refeições sempre devem ser feitas antes da leitura e, de preferência, com alimentos saudáveis, como frutas e verduras, sem se esquecer, é claro, do feijão com arroz.“Não podemos cortar os carboidratos. Eles alimentam o cérebro e dão energia para continuar os estudos. Os legumes, as frutas e o arroz e feijão também são indispensáveis. Nada de achar que uma barrinha de cereal é o suficiente para alimentar seu corpo. É preciso comer bem”, alerta a nutricionista. Entrar em uma dieta na véspera ou no dia do exame não é uma boa ideia - melhor deixar para fazer isso depois de novembro. De acordo com Eneida, o corpo precisa de um tempo para se adaptar a uma nova alimentação e isso pode afetar o cérebro. A falta de alguns alimentos também pode atrapalhar a concentração.“Durante os estudos, nós temos um desgaste muito grande e é preciso repor essas energias. Quando há um desgaste, o principal afetado é o cérebro e é dele que precisamos para ter um bom desempenho”, recomenda Eneida.A nutricionista sugere ainda dar preferência às frutas vermelhas. Segundo ela, são ótimas para a memória e podem ajudar, inclusive, a fixar os assuntos. A gema do ovo também pode ser uma aliada, já que possui colina, um nutriente do complexo B, responsável por regularizar a memória.