Enem: Bahia tem número de abstenções maior que o volume nacional

No 2º dia de prova, 34,2% dos candidatos baianos não compareceram aos locais de prova

Publicado em 12 de novembro de 2017 às 21:12

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Almiro Lopes/ Arquivo CORREIO

A Bahia teve um volume de abstenções maior do que a média nacional. No 2º dia do Enem, em um universo de 490.241 mil inscritos, 34,2% dos candidatos não compareceram aos locais de prova. No primeiro domingo, o índice ficou em 31,8%. Os dados são do Inep, que apontou também que em todo país, foram 6.731.344 milhões de estudantes inscritos para prestar o exame. A abstenção foi de 32% neste segundo domingo e de 29,8%, no primeiro. 

Os dados são preliminares, e poderão sofrer alterações após checagem do instituto. Na soma dos dois dias de prova, 853 candidatos foram eliminados, sendo 273 no primeiro dia e 580 no segundo dia. A maioria foi eliminada por descumprimento de regras do edital (842), nove por terem sido identificadas irregularidades nos detectores de metais e dois por recusa do dado biométrico.

O Inep alerta que os participantes que tiveram isenção do pagamento da taxa de inscrição este ano e não compareceram para as provas precisam justificar a ausência com um documento oficial. A justificativa será realizada no período de inscrições de 2018. Quem não tiver justificativa para a ausência não terá mais direito ao benefício no futuro. A exceção são os concluintes do Ensino Médio na rede pública, automaticamente isentos.

Segundo o ministro da Educação Mendonça Filho, as abstenções estão dentro da média esperada. “Historicamente, o primeiro dia tem menos abstenção do que o segundo dia. É um dado que repete um comportamento padrão em exames anteriores. Não vejo isso como uma grande novidade”, disse. 

Para quem não deixou de fazer a prova, o gabarito oficial do Enem 2017 será divulgado pelo Inep até 16 de novembro. Já o Boletim de Desempenho está previsto para o dia 19 de janeiro. Ainda de acordo com o ministro, a partir do ano que vem, a inscrição no Enem será gratuita para todos os candidatos que forem aprovados no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que acontece no próximo domingo (19).