Enem: tudo o que rola em Salvador no segundo dia de prova

Portões fecharam ao meio-dia na Bahia; acompanhe a cobertura

  • D
  • Da Redação

Publicado em 12 de novembro de 2017 às 09:41

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Raquel Saraiva/CORREIO

17h Acabooooou! É tetraaaa! Acabooou! Segundo dia de provas do Enem 2017 está encerrado! Daqui a pouco a gente divulga um gabarito extra-oficial das provas deste domingo (12)

16h30 A prova de Química parece que foi realmente cansativa, não é Samila? Conta aí pra gente o que pegou? 

16h Maioria dos estudantes começa a deixar os locais de prova. Quem já saiu disse que as questões de química estavam barril. "Fácil a prova não foi, mas me preparei mais do que nos últimos dois anos. Tive mais segurança. Vou tentar uma vaga para psicologia". Tiele Machado, de 24 anos.

15h48#FocaNoEnem | Informações sobre o segundo dia de aplicação serão apresentadas, em coletiva de imprensa, neste domingo, 12, às 19h, no auditório do Inep. pic.twitter.com/MsdI3wwhvw

— INEP (@Inep_Imprensa) 12 de novembro de 201715h15 Alguns dos estudantes já começam a deixar os locais de prova. Das duas, uma: ou brocaram ou não sabem (quase) nada.

13h30 [[galeria]]

12h30 Vou nem descer - No campus da Ucsal, na Federação, pelo menos quatro candidatos chegaram atrasados no segundo dia de provas do Enem. Os portões lá fecharam às 12h03. Um dos atrasados, um jovem que veio na garupa de uma moto, sequer desceu do veículo, quando um dos funcionários fez o sinal de que o portão já tinha fechado. "Já era, pae!" "Dá mais não, né? Ninhuma!" (Foto: Betto Jr.CORREIO) Me deixe! - Outra jovem, acompanhada do pai, chegou às 12h10. "Que horas são no seu relógio?", perguntou o homem, do carro, ao CORREIO. No dele, os ponteiros indicavam 11h50. "Meu relógio está atrasado. Acabei atrasando ela", lamentou, sem querer se identificar. A filha não quis dar entrevista. Certa ela.

12h20 Pra glorificar de pé - Pouco antes, às 11h54, o pedreiro Antônio Barbosa, 53, garantiu a oportunidade da filha fazer a prova. Ele estava saindo da igreja, no Barbalho, quando soube que ela tinha esquecido a carteira de identidade."Peguei um táxi, mas vi que não daria tempo. Quando cheguei na Avenida Vasco da Gama, peguei um mototáxi e consegui chegar", contou, aliviado.Ele não sabia qual curso a filha - que já cursa Biomedicina - planeja tentar. Mas o importante é que entrou pra fazer a prova.

12h20 Corrida maluca - Para conseguir entregar a filha Gisele Figueiredo, 22, a tempo de entrar na escola para fazer a prova, dona Rosilene Figueiredo, 43, quase bate o carro ou mata alguém atropelado. "Ela acordou, deu comida e banho no cachorro, mas não se arrumou. Ela é muito tranquila. Eu saí correndo pra comprar lanche e vim trazer ela correndo. Fiz loucura pra chegar, furei todos os sinais vermelhos", conta dona Rosilene, que levou 20 minutos do Bonfim até o Rio Vermelho.Gisele, A Tranquila, conseguiu entrar para fazer a prova. Era bom ter avisado que ela só tem 4h30 para responder 90 questões. "Ó você aí que eu vou passar o ferrolho" (Foto: Betto Jr./CORREIO) 12h15 Não deu - Gutemberg Santos, 23 anos, chegou ao colégio Manoel Devoto, no Rio Vermelho, oito minutos depois dos portões fecharem."Moro na Ribeira, o ônibus levou 40 minutos pra passar e veio bem devagar. Outras duas pessoas iam fazer numa escola depois e devem ter perdido também", conta o estudante.Lei de Murphy - Na hora de voltar para a Cidade Baixa, no entanto, o buzu não demorou nada. Mas, do limão uma limonada: Guto vai chegar em casa a tempo do rango e já vai poder começar a estudar para a prova do ano que vem. "Não passe direto não, viu, motor, que eu tô virado na zorra", pensou Guto (Foto: Raquel Saraiva/CORREIO) 12h05 Agora já foi - Portões fecharam ao meio-dia em ponto no Manoel Devoto, no Rio Vermelho. Não teve #ShowDosAtrasados - ou pelo menos ninguém se acusou. Na Ucsal, na Federação, também, todo mundo pontual. Tão de parabéns! Pena que não vai passar todo mundo... Até agora, ninguém chegou para tentar convencer esse senhor a reabrir o portão (Foto: Raquel Saraiva/CORREIO) 12h PORTÕES FECHADOS!

11h53 "Sete minutos" 11h40 Êta, zorra! - Só faltam 20 minutos pra fechar os portões. Corre! Pra quem já chegou, a aplicação do exame começa 30 minutos após o fechamento.

11h30 Trânsito intenso - A chegada dos candidatos aos locais de prova já começa a refletir no trânsito. Segundo a Transalvador, o tráfego está intenso na Rua Waldemar Falcão, em Brotas, próximo ao colégio Luiz Viana.

11h25 Pode entrar - A pouco mais de meia hora do fechamento dos portões, a galera continua a chegar. No colégio Manoel Devoto, no Rio Vermelho, sem estresse ou empurra-empurra. Tudo sussa até agora. Esse aí entrou com o pé esquerdo na escola. Depois não sabe por que perdeu (Foto: Raquel Saraiva/CORREIO) 11h15 Família na torcida - Heloísa Pita, 23 anos, quer uma vaga em Medicina e teve uma comitiva completa para levar ela ao local da prova. "Ela se privou de muitas coisas, reduziu as baladas para estudar, fez cursinho regular e de redação... Faço questão de trazer e buscar ela pra dar esse apoio", contou a mãe Mônica Cecília Outra, 49. A irmã de Heloísa, Marina Pita, 6 anos, também foi torcer pela irmã - e o pai, que está viajando, falava com a filha pelo celular quando o CORREIO chegou para conversa com a família. Heloísa (na carona) com a irmã Marina e a mãe, Mônica, chegando para prova (Foto: Raquel Saraiva/CORREIO) 11h10 Cantou, passou - Francis de Oliveira, 25 anos, e Juliane Figueiredo, de 24, escolheram músicas que atraem boas vibes para a prova. Antes de entrar para responder as questões de Matemática e Ciências da Natureza, Francis escolheu uma canção para Oxalá, de olho numa vaga em Medicina; Juliane optou por um hit pop para garantir a vaga em Direito.

11hOs portões já estão abertos! 10h50 Segura na mão de Deus - No Rio Vermelho, Ricardo Andrade, 23 anos, e Winnie Souza, 22, concordaram que a música que tem tudo a ver com a prova de Matemática, que farão logo mais, é "Segura na mão de Deus". Winnie vai tentar pela segunda vez uma vaga em Direito; Ricardo tentará Moda.

10h30 Falta só meia hora abrir - Não custa reforçar: os portões abrem logo mais, às 11h. 

Não vire meme - Pra não virar um dos lendários Atrasados do Enem, também não custa lembrar, as 'portas da esperança' por uma vaga na facul fecham ao meio-dia, também conhecido como 12h. "Foi o buzu, moço!" 10h20Vai passar mal? - Perguntamos à candidata Rafaela Costa, 18 anos, que música define esse momento para ela. Veio com uma de Pabblo Vittar.

Rafaela não se acha muito boa em Matemática, mas garante que foi bem no primeiro domingo. Ela chegou na escola Manoel Devoto, no Rio Vermelho, de Uber. "Ônibus demora muito, preferi garantir e chegar mais cedo", afirma ela, que não aproveitou o reforço nas linhas.

Cerca de 30 candidatos já aguardam na frente da escola, mas o movimento continua tranquilo. O trânsito, por enquanto, está de boa no Rio Vermelho.

10h10Se ligue no pida! - É proibido o uso de celular ou qualquer aparelho eletrônico durante as provas. Os smartphones (ou mesmo aquele velho tijolão, que nem manda sms) terão de ser colocados em um porta-objetos com lacre, que deverá ficar embaixo da cadeira até o fim das provas.

Não se afobe, não - Infelizmente, você só poderá deixar o local após duas horas do início da prova. Só é possível sair com o caderno de questões nos últimos 30 minutos antes do fim das provas - menos mal que hoje tem uma hora a menos de duração, em relação à semana passada. Caso descumpra qualquer uma dessas regras, o candidato será eliminado.

10h Eu sei que você já saiu de casa, mas para quem ainda está no caminho, 93 linhas de ônibus estão com reforço em Salvador. O metrô está funcionando desde as 5h, então, não tem desculpa, ok? Adiante o lado!

Siga o exemplo do candidato Erick Caetano da Silva, 18 anos, morador da Liberdade que chegou com duas horas de antecedência à prova, na Federação."Antes cedo do que atrasado, né?", diz o estudante, que não quer virar meme."Se for pra escolher uma música pra esse momento, escolho 'Tic Tic Nervoso', do Kid Vinil", completa o candidato, que já cursa Engenharia Elétrica pelo Fies, mas quer tentar uma vaga na federal. Por enquanto, movimento só de ambulantes na porta do Colégio Central, no Nazaré (Foto: Raquel Saraiva/CORREIO) 9h50É pura sofrência - Morador do Largo do Tanque, o candidato Eduardo Silva, 20 anos, chegou ao local da prova, na Ucsal, bairro da Federação, 1h30 antes dos portões abrirem. Ele quer uma vaga em Engenharia Mecânica. Questionado sobre qual música representa esse momento de tensão pré-Enem, citou as canções depressivas de um cantor americano.

9h40 Não esqueça as canetas - Os ambulantes chegaram cedo às portarias dos principais locais de prova da cidade. Como no domingo passado, alguns estão chegando sem caneta e comprando na porta. Bom para eles, que lucram um extra."Povo compra muita água e caneta. Na primeira prova vendi umas 50 canetas, mas acho que hoje vai ser menos porque o pessoal já comprou semana passada", diz a ambulante Adriana Oliveira, 35 anos, que aguarda os clientes na entrada da Ucsal, na Federação.Garrafinhas de água também prometem ser sucesso de vendas. A ambulante Adriana Oliveira, 35, no aguardo da clientela (Foto: Raquel Saraiva/CORREIO) 9h30 Olho no relógio - Por conta do horário de Verão, os portões abrirão às 11h e fecharão às 12h (13h no horário de Brasília).

[[publicidade]]

9h Seguem no páreo - Dos 490.241 baianos que iniciaram a corrida por uma vaga no ensino superior ou técnico através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), 331.402 ainda continuam no páreo. Isso porque 158.839 não compareceram ao primeiro dia de provas, no domingo passado (5). O número corresponde a 32,40% do total de candidatos do Enem 2017 no estado e representa índice maior que a taxa de abstenção nacional, que foi de 30,2% - a mais alta dos últimos oito anos de exame.

Não vacile - Se você está entre os quase 70% que ainda tem chances, é bom ficar ligado para continuar na briga. Na semana passada, 273 pessoas foram eliminadas porque tiveram condutas não permitidas pelas regras do exame, como o uso de equipamentos proibidos e que foram identificados por detectores de metal; outros 264 foram reprovados por descumprimento das regras do edital, como ausentar-se da prova antes do horário permitido.

O percentual de ausentes na Bahia é o maior entre os estados nordestinos. Em segundo lugar, no ranking regional, ficou o Maranhão (29,4% de abstenções) e, logo depois, Pernambuco (28,7%). No Brasil, o estado com maior porcentagem de abstenções foi o Amazonas, com 39,30%.