English? Confira dicas de inglês para a prova do Enem

44,3% dos participantes optam pelo idioma para questões de língua estrangeira

  • D
  • Do Estúdio

Publicado em 29 de agosto de 2018 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Shutterstock

Escolher a língua estrangeira para a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode não ser tarefa fácil para parte dos estudantes, mas obter bom desempenho certamente pode ser um fator diferencial. De acordo com microdados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 55,7% dos participantes do Enem 2017 optaram pelo idioma espanhol: um total de 3,7 milhões entre 6.731.341 pessoas.

Apesar de a língua espanhola ser a preferência da maioria, é no inglês que o desempenho é mais elevado: em média, são 55% de acertos. A língua inglesa é escolha de 2,9 milhões de pessoas (44,3%).

Os participantes precisam responder cinco questões de língua estrangeira. Embora os textos sejam apresentados no idioma escolhido, as questões são formuladas em português. Por isso, algumas dicas podem facilitar a compreensão na hora da prova e ajudar o estudante a garantir a nota do Enem. Confira abaixo:Identificar as palavras-chaves: As palavras-chaves são os termos que concentram as ideias principais do texto. Identificá-las permite compreender o tema central, identificar os pontos abordados pelo autor e associá-lo à alternativa correta.Crie vocabulário De início, criar vocabulário pode parecer difícil para o estudante que não tem grandes afinidades com o idioma estrangeiro. No entanto, para melhorar os níveis de compreensão e interpretação de texto em inglês, criar o hábito de ler é fundamental. A leitura pode ser feita, inicialmente, por textos simples e curtos, identificando termos essenciais (sujeito e predicado) e acessórios da oração.

Cuidado: evite fazer traduções literais dos termos, o que pode levar a interpretações equivocadas. É importante conhecer os sentidos (polissemia) que podem ser expressos pelo mesmo termo.False friends: cuidado! Calma: a expressão em inglês não diz respeito às “falsas amizades” da vida real, mas aos chamados “falsos cognatos” na língua portuguesa. Apesar de existirem palavras similares em ambos os idiomas, é preciso identifica-los para não cometer equívocos na interpretação e cair em possíveis pegadinhas da prova.Estudar gramática Compreender a gramática é outro ponto fundamental, apesar do caráter interpretativo do exame. Entre assuntos e conceitos básicos estão: tempos verbais, vozes do verbo (passiva e ativa), discurso indireto (reported speech), pronomes entre outros assuntos.