Enquanto não fecha com novo técnico, Leão aposta em interino

João Burse segue no comando do Vitória após demissão de Vagner Mancini

  • Foto do(a) author(a) Gabriel Rodrigues
  • Gabriel Rodrigues

Publicado em 7 de agosto de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Maurícia da Matta/EC Vitória

Enquanto a diretoria do Vitória ainda procura um novo treinador para assumir o posto deixado por Vagner Mancini, o elenco do Leão inicia a segunda semana consecutiva sob o comando do interino João Burse. O que para muitos pode soar como uma certa demora em encontrar o novo técnico, para os clubes brasileiros se tornou tendência. 

Faltando apenas duas rodadas para o fim do primeiro turno do Brasileirão, cinco das 20 equipes que disputam o torneio contam com treinadores que eram interinos e foram efetivados. 

Entre os “pratas da casa” escolhidos pelos clubes, quatro brigam na parte de cima da tabela. Só Tiago Nunes, no Atlético-PR, luta para sair do Z4. Em todos os casos, histórias semelhantes: auxiliares ou técnicos de categorias inferiores que assumiram após demissões de técnicos experientes e conseguiram se manter no cargo após resultados sólidos a curto prazo. 

Além de Nunes, Maurício Barbieri (Flamengo), Odair Hellmann (Internacional), Thiago Larghi (Atlético-MG) e Osmar Loss (Corinthians) fazem parte da nova geração de treinadores que tentam seguir os passos de nomes como Jair Ventura e Zé Ricardo, exemplos recentes de bons trabalhos nacionalmente. 

O caso mais emblemático é o de Maurício Barbieri, do Flamengo. Então auxiliar técnico, ele assumiu o comando de forma interina após a saída de Paulo Cézar Capergiani, demitido. Barbieri foi mantido após os bons resultados e atualmente briga pela liderança do Brasileirão.  

Mais um jogo O empate por 1x1 com o Cruzeiro, no Barradão, marcou a estreia de João Burse no comando de um time principal. Aos 36 anos, o ex-jogador começou a carreira como treinador de base no Mogi Mirim e está em sua segunda passagem no Vitória. 

No Leão, ele conquistou os títulos de campeão baiano e da Copa do Brasil, ambos na categoria sub-17, além da Copa do Nordeste sub-20. Antes de assumir interinamente a equipe profissional, Burse comandava o time sub-23 no Campeonato Brasileiro de Aspirantes. 

O presidente Ricardo David garantiu que Burse irá comandar o time contra o Grêmio, domingo, em Porto Alegre. O dirigente rubro-negro promete analisar um pouco mais o trabalho do interino. “Nós estamos procurando o perfil mais adequado para as nossas necessidades atuais e, óbvio, buscando uma compatibilidade com a nossa situação financeira. João Burse permanecerá como técnico interino para o próximo jogo, onde teremos mais uma semana para avaliar o seu trabalho”, disse ao CORREIO. 

Burse falou sobre o assunto logo após o empate diante do Cruzeiro. “O que me passaram é que continuo como interino. Qualquer mudança, o clube vai avisar. Estou como interino. Estou à disposição do clube para ajudar, juntamente com os atletas”.

Se a escolha pela efetivação for feita, João Burse seguirá os passos de Ricardo Silva, último auxiliar efetivado pelo clube e que levou o Vitória à final da Copa do Brasil, contra o Santos, em 2010. 

Mercado complicado O tempo para Burse treinar mais o time tem explicação, já que o Vitória tem encontrado dificuldades para achar um novo técnico. Nome mais forte nos últimos dias, Zé Ricardo fechou com o Botafogo. Treinadores com mais rodagem como Abel Braga, Jair Ventura e Roger Machado foram descartados. Eles indicaram que não desejam trabalhar em 2018. 

Interinos que foram efetivados: 

Murício Barbieri (Flamengo) Tem 37 anos e passou pelo Desportivo Brasil antes de ser auxiliar técnico do rubro-negro. Faz boa campanha no Brasileirão e era líder até a última rodada.Odair Hellmann (Internacional) O treinador de 41 anos assumiu o colorado de forma interina após a demissão de Guto Ferreira, na reta final da Série B de 2017. Foi efetivado para a atual temporada.

Thiago Larghi (Atlético-MG) Assumiu o Galo em fevereiro, após a saída de Oswaldo de Oliveira, mas só foi efetivado em junho. Atualmente, o técnico de 37 anos tenta deixar o alvinegro na zona da Libertadores.

Osmar Loss (Corinthians) Auxiliar de Fábio Carille, herdou o posto quando o treinador foi para o futebol árabe, em maio. Aos 43 anos, Loss tem passagem pela categoria de base do Internacional.

Tiago Nunes (Atlético-PR) O treinador de 38 anos acumula trabalhos em clubes profissionais, mas estava treinando o time sub-23 do Furacão quando foi chamado para assumir o posto de interino.