Entenda como funciona a unificação entre os cartões SalvadorCard e Metropasse

salvador
22.02.2017, 17:01:00
Atualizado: 22.02.2017, 17:01:55

Entenda como funciona a unificação entre os cartões SalvadorCard e Metropasse

Unificação começou no último sábado (18), mas deixou de fora alguns serviços

A unificação dos cartões de passagem de Salvador (SalvadorCard), da Região Metropolitana (Metropasse) e do Metrô (CCR Metrô) começou no último sábado (18), mas não abrangeu todos os usuários dos serviços. De acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Salvador (Setps), os passageiros passaram a poder utilizar um único tipo de cartão para viajar nos três tipos de transporte.

De acordo com Claudio Malamut, gerente de atendimento ao usuário do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Salvador (Setps), o que houve com a unificação foi a utilização mútua de cartões com o objetivo de facilitar a vida do usuário do transporte público. "A pessoa não precisa mais ter mais dois ou três cartões. Ele agora pode usar o mesmo cartão em qualquer meio de transporte", afirma. 

Resultado de imagem para Salvador card correio 24h
Cartões SalvadorCard e Metropasse foram unificados no último sábado (18)
(Foto: Arquivo CORREIO)

Porém, alguns serviços ficaram de fora da integração, como a meia passagem estudantil e os cartões de gratuidade. Sobre a questão do estudante, Malamut explica que há uma diferença entre a legislação estadual e municipal. "Tem diferença no tipo de utilização do cartão, na quantidade de utilizações, na revalidação. Ou seja, todas as funções são diferentes". Sobre esse ponto, o gerente de atendimento ao usuário do Setps diz que a unificação para os estudantes também está sendo discutida, mas não há previsão para que a medida seja implantada.

O usuário que utilizar o SalvadorCard para pegar um ônibus da Região Metropolitana tem que ficar atento também a integração tarifária. Isso porque a segunda viagem não será tarifada, dentro do intervalo de duas horas, não funciona quando a primeira ou a segunda viagem foi feita em um ônibus da Região Metropolitana. "Esse estudo é constante e permanente e ainda não temos uma definição", explica Malamut. 

Assim, os cartões de passagem de Salvador que estão dentro da unificação são o Vale Transporte, Bilhete Avulso e o Bilhete Identificado. Já para os cartões de passagem da Região Metropolitana são o Vale Transporte e o Ande Sempre (equivalente ao Bilhete Avulso em Salvador). O cartão CCR Metrô também pode ser usado nos ônibus de Salvador e da Região Metropolitana.

Qualquer usuário pode conseguir um cartão do Bilhete Avulso e usá-lo para pegar um ônibus de Salvador ou metropolitano. Basta ir a um dos pontos do SalvadorCard localizados nos Shoppings da Bahia, Barra, Cajazeiras, Salvador e Salvador Norte, nos postos de atendimento do SalvadorCard da Estação da Lapa, do Comércio, do Iguatemi, da Estação Pirajá ou a um posto da rede credenciada, pelo valor de duas tarifas de ônibus convencional vigente.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/veja-como-foi-a-vitoria-do-lyon-sobre-o-monaco-pelo-frances/
Em parceria com DAZN, CORREIO transmitiu duelo da 18ª rodada
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/em-entrevista-carolina-dieckmann-diz-que-ja-beijou-mulher/
Ela também disse que nunca usou botox e que se acha mais bonita hoje do que quando mais nova
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/extremamente-arrependidos-diz-defesa-do-casal-que-agrediu-baiano-de-6-anos-no-df/
Advogado Rafael Pitzer informou que clientes receberam ameaças de morte
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/conheca-a-historia-de-joao-gabriel-goleiro-do-vitoria-ate-2021/
Cria da base, sergipano deixou a Toca em 2012; de volta, reencontrou ex-treinador
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/empresario-baiano-acusado-de-sonegacao-milionaria-e-preso-no-rio/
Dívida de dono da antiga Sandpiper é de quase R$ 4 milhões
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/duda-beat-apresenta-sua-sofrencia-pop-pela-primeira-vez-em-salvador/
A pernambucana foi considerada a artista revelação do ano pela APCA
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/mae-defende-mulher-que-agrediu-menino-baiano-no-afa-do-momento/
Ela usa como justificativa, ainda, que a criança teria xingado sua filha
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/alunos-da-ufba-apresentam-purificador-de-agua-que-usa-luz-solar-para-investidores/
Projeto Aqualuz é um dos destaques de evento na USP, nesta sexta (14)
Ler Mais