Entra em operação parque de geração de energia solar na Bahia

O parque fica localizado em Bom Jesus da Lapa e é considerado o maior do Brasil.

  • D
  • Da Redação

Publicado em 5 de junho de 2017 às 15:53

- Atualizado há um ano

O parque solar Lapa, considerado o maior parque solar fotovoltaico em operação no Brasil, entrou em operação nesta segunda-feira (5). Localizado em Bom Jesus da Lapa, no oeste baiano, o parque é composto por duas usinas, com capacidade instalada total de 158 megawatts. A operação do parque é da Enel Green Power, subsidiária brasileira do grupo italiano Enel.Lapa está localizada em uma área com altos níveis de radiação solar e, de acordo com a Enel, é capaz de gerar cerca de 340 gigawatts de energia por ano. A energia é suficiente para atender às necessidades anuais de consumo de energia de mais de 166 mil lares brasileiros, evitando a emissão de cerca de 198 mil toneladas de CO2 na atmosfera.A Enel investiu cerca de US$ 175 milhões na construção do parque solar. O projeto foi concedido ao grupo em agosto de 2015 no leilão de reserva feito pela Agência Nacional de Energia Elétrica e o contrato de fornecimento é de 20 anos.

“A entrada em operação de Lapa é um marco importante para a Enel no Brasil, uma vez que é o primeiro projeto de energia solar fotovoltaica a se tornar operacional este ano, dentre os quatro projetos fotovoltaicos atualmente em construção pelo grupo no País”, afirmou o presidente da Enel no Brasil, Carlo Zorzoli, por meio de nota.

Outros pontosAlém do Lapa, no LER de 2015 a Enel também obteve contratos de fornecimento de energia de mais dois projeto solares: Horizonte, de 103 MW, na Bahia, e Nova Olinda, de 292 MW, no Piauí. Ambos estão atualmente em construção.

No Estado da Bahia, a empresa já opera 264 MW de capacidade eólica e, atualmente, está construindo os parques solares Horizonte e Ituverava (254 MW), assim como os projetos eólicos Morro de Chapéu (172 MW), Delfina (180 MW), e Cristalândia (90 MW).

No total, Grupo Enel, por meio de suas subsidiárias EGPB e Enel Brasil, possui uma capacidade instalada total em renováveis no País de 1.464 MW, dos quais 401 MW de energia eólica, 170 MW de energia solar e 893 MW de energia hidrelétrica, bem como outros 442 MW eólicos e 649 MW solares de capacidade atualmente em execução.