Entre gastos e ganhos, saúde do bolso do baiano tem ligeira melhora

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Publicado em 7 de agosto de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

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Toda experiência tem seu lado positivo. Até mesmo a maior crise econômica da história do Brasil. Graças a elas e suas imposições, o brasileiro, de um modo geral, e o baiano, em particular, têm aprendido a controlar melhor suas finanças. Entre junho de 2017 e de 2018, o baiano se esforçou para evitar contrair dívidas caras, e por isso está com o bolso mais saudável, embora ainda em menor grau que a média brasileira. A conclusão é de Thiago Alvarez, presidente da stratup GuiaBolso, um aplicativo de finanças pessoais presente em todo o país. A ferramenta desenvolveu uma metodologia própria para calculara saúde financeira de seus usuários, uma comunidade de 178.860, para atribuir notas entre 0 e 700 pontos, sendo que quanto maior a nota, maior a saúde do bolso em questão. São três as variáveis que compõem o indicador: Fluxo de caixa (que estuda a relação entre receita e despesa. Quanto maior for a diferença em favor da receita maior a pontuação); Investimento (que mede o valor aplicados em produtos do mercado financeiro. Quanto maior o volume investido maior a pontuação); e Dívidas, que avalia se o usuário conseguiu evitar o pagamento de juros do cheque especial, uma das linhas mais caras do Brasil (quanto menor o uso deste tipo de crédito, maior a pontuação). 

Pouco para investir - Segundo a ferramenta, no último mês de junho, o baiano investiu um ponto a menos que a média nacional (72 no Brasil e 71 na Bahia). Na busca pelo equilíbrio entre gastos e ganhos, a Bahia ficou dois pontos abaixo da economia feita no país (128 pontos no país e 126 no estado nordestino). Somente no quesito dívidas a região se igualou ao país (218 pontos). Os mesmos dados mostram ainda que, ne média, os baianos alcançaram 416 pontos em junho deste ano, desempenho 1,5% melhor que o do mesmo mês do ano passado (410 pontos). Este percentual de crescimento, inclusive, é maior que o verificado nacionalmente na mesma base de comparação, que foi de 1%.  No entanto, a saúde financeira do baiano ainda está abaixo da média nacional, que, em junho, foi de 418 pontos em junho deste ano e de 414 no de 2017. “Na comparação anual, a Saúde Financeira da Bahia passou de um patamar bem abaixo da média brasileira para um desempenho ainda inferior, mas um pouco melhor graças ao esforço em evitar as dívidas caras. A próxima meta é controlar a relação entre salário e gastos, a economia mensal. Somente com essa organização é possível ter recursos para investir com regularidade”, afirma Thiago Alvarez.

Cachaça, estrela da Fenagro

A cachaça é uma da estrelas da programação da Exporural 2018, que acontece de 12 a 19 de agosto no Parque de Exposições da Bahia, Av. Paralela. Lá será realizada a 2ª Exposição de Cachaças do Nordeste, que vai reunir produtores, comerciante e, apreciadores de aguardentes. E também chefs de cozinha eu vão ensinar a preparar pratos que se harmonizam ou utilizam a bebida em suas receitas. Em todo o nordeste, a produção da cachaça ainda carece de maior profissionalização. A estimativa do Sebrae, é a de que a Bahia concentre 17,5% do número total de produtores da bebida de todo o País. Contudo, a produção local é somente da de cachaça de alambique, feita por pequenos produtores, e por isso não há aqui cachaça industrial ou de coluna e nem grandes produtores de cachaça de alambique. A exposição é uma oportunidade, portanto, não só para apreciar a mais brasileira das bebidas, mas também a de discutir os gargalos e potenciais de sua cadeia produtiva no estado.

Lucro da AMA beneficia comunidade baiana

A comunidade de Mocambo, localizada no município de Seabra, é a primeira da Bahia a ser beneficiada pelo lucro alcançado pela venda da água mineral AMA, da Ambev. Negócio Social da cervejaria, a AMA tem por premissa reverter 100% de seu lucro operacional para financiar projetos que levam água potável para localidades carentes do sertão. Em julho, a empresa investiu R$ 105 mil em Mocambo, beneficiando 441 pessoas. A AMA foi lançada em março do ano passado e já registra lucro de R$ 2 milhões em vendas. Fora o povoado baiano, outras dez comunidades nos estados do Ceará, Piauí e Pernambuco já foram beneficiadas pelo negócio social.   

FIQUE POR DENTRO

Moda infantil – De olho em um mercado cuja estimativa é a de movimentar R$ 40 bilhões só neste ano, a Alphabeto, especializada em moda infantil, procura investidores na Bahia e em outros estados do Nordeste e do Sudeste para poder crescer. Atualmente são 56 franquias e a meta é chegar a 2020 com 120. Recentemente a marca abriu uma operação em Vitória da Conquista e se prepara para inaugurar uma outra em Itabuna. O investimento inicial, com taxa de franquia inclusa, é de R$ 252 mil. Maiores informações: www.alphabeto.com

Marketing de influência - Pedro Alvim, Gerente de Conteúdo e Rede Sociais do Magazine Luiza, e Thais Mara, Diretora Criativa do YOUPIX, são dois dos nomes confirmados do Painel Atitude Digital, evento que ocorre entre os dias 7 e 19 de agosto, no espaço Caixa Cultural, no Centro de Salvador. Os dois vão participar da mesa Comunicação Digital e Influência, mediada por Paula Paz, blogueira baiana e executiva de planejamento da agência Ideia 3.

Estratégia digital – Outro curso que mostra que a Bahia parece finalmente ter acordado para a necessidade de uma rápida transformação digital é o de Comunicação Estratégica no Digital – Ameaças, Oportunidades, Metodologias e Ferramentas, que é promovido pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) nos dias 28 de agosto e 11 de setembro. O curso, voltado para profissionais de comunicação, é ministrado pelo pós-doutor em Comunicação pela ECA USP, professor da UFBA, e criador da startup AltaMedia, Cláudio Cardoso. O objetivo é propiciar um ambiente de valorização da comunicação empresarial, em sintonia com as práticas já realizadas pela Aberje em busca de fortalecer o cenário local, segundo explica o diretor da Abreje na Bahia, Marcelo Gentil.  

Cozinha Show – O chef alagoano Vitor Generoso, do premiado Restaurante Divina Gula, em Maceió, abrirá a Cozinha Show do festival Tempero Bahia. As aulas desta edição do evento vão ocorrer de 18 a19 de agosto no Passeio Público, no Campo Grande, Centro de Salvador. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 13 no site www.temperobahia.com.br. É preciso indicar a aula que se quer assistir. Em 2018, o Tempero Bahia tem como tema o Palmito Pupunha e acontece nos principais restaurantes de Salvador, entre 15 e 26 de agosto. Seu objetivo é o de evidenciar e posicionar a capital baiana como referência profissional gastronômica e utilizara a culinária para potencializar a economia e o turismo. 

* É editor de Economia e Negócios. Escreve às terças-feiras