Equação para saber se terá Carnaval em 2022 é complexa, avisam virologistas

Pois é, nem se anime: possibilidade de mais um ano sem festa é real. Entenda

  • Foto do(a) author(a) Alexandre Lyrio
  • Alexandre Lyrio

Publicado em 13 de fevereiro de 2021 às 09:09

- Atualizado há 10 meses

. Crédito: Foto: Arquivo CORREIO

Fazer uma projeção médico-científica do que estaremos enfrentando no período do próximo Carnaval é um desafio sem tamanho. Para o virologista e imunologista Ricardo Khouri, que é pesquisador da Fiocruz e professor da Univesidade Federal da Bahia (Ufba), trata-se de uma equação complexa. Ele confirma que será fundamental ter uma ampla cobertura vacinal o mais rápido possível para haver tempo de avaliar com segurança o impacto real do bloqueio da transmissão viral e da capacidade de evitar casos graves e óbitos.

Leia a reportagem principal: Qual o futuro do Carnaval: revoluções ou uma grande decepção coletiva em 2022?

“É importante ressaltar que já existem sinais, ainda que pontuais, de redução da eficácia vacinal para algumas variantes que surgiram. Uma vacinação lenta e desorganizada pode criar oportunidade para o vírus se tornar mais competente e frustrar a realização do Carnaval, uma festa que tem por características a atração de turistas de todo o planeta e o contato físico intenso”, observa Khouri, pondo em xeque a folia também em 2022.“O Ministério da Saúde sinalizou que vamos conseguir vacinar metade da população brasileira até junho, incluindo toda a população dos mais vulneráveis. A concretização desse planejamento permitirá avaliar com maior precisão o controle da pandemia”, conclui.A médica imunologista Viviane Boaventura diz que, apesar de os últimos 12 meses terem sido de muito aprendizado em relação à covid-19, ainda é um desafio saber como será o avanço do vírus. A esperança é que as vacinas se adaptem às novas cepas virais. Isso pode fazer com que, em um ano, a pandemia esteja controlada. Se essa expectativa não for alcançada, esqueça grandes aglomerações neste ano ou no ano que vem.

“Há uma esperança que tenhamos como pelo menos reduzir a gravidade da doença. Mas para isso precisaremos ter ampla imunização e aguardar a efetividade da vacina”, afirma a imunologista da Fiocruz e da Ufba.

O Correio Folia é uma realização do jornal CORREIO com o apoio da Bohemia Puro Malte e da Drogaria São Paulo. A transmissão é da ITS Brasil e E_Studio.