Equilíbrio deve dar o tom em jogo entre Suécia e Suíça

Europeus se enfrentam às 11h desta terça (3), em São Petersburgo, pelas oitavas da Copa

  • Foto do(a) author(a) Ivan Dias Marques
  • Ivan Dias Marques

Publicado em 3 de julho de 2018 às 05:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: Dimitar Dilkoff e Gabriel Bouys/AFP

Na teoria, o equilíbrio é que vai dar o tom do duelo entre Suécia e Suíça, às 11h desta terça (3), em São Petersburgo. Mas os suecos, principal surpresa da Copa do Mundo até o momento, já que venceram o grupo que tinha a campeã Alemanha, trataram de jogar o favoritismo para seus rivais. 

“Sabemos que a Suíça é favorita para esse jogo, está jogando muito bem há muito tempo. Eles ganharam nove dos dez jogos das Eliminatórias (sem contar as partidas da repescagem). Vamos lutar da melhor maneira possível. O que nos trouxe até aqui é a nossa força defensiva e a agressividade na hora de atacar”, afirmou o zagueiro Granqvist, capitão e um dos destaques dos nórdicos. 

Em três jogos, a Suécia levou dois gols, ambos da Alemanha, na derrota por 2x1. Contra sul-coreanos e mexicanos, duas vitórias sem sofrer gols: 1x0 e 3x0, respectivamente.

“É verdade que mostramos grande respeito nos outros jogos, e o mesmo vale contra a Suíça. Não está na minha cabeça, absolutamente, outra coisa que não seja o jogo contra a Suíça. Precisamos chegar no nosso melhor nível para classificar para as quartas de final. Se pudermos fazer isso, podemos vencer a Suíça”, disse o técnico Janne Anderson. Ele terá o desfalque do volante Larsson, uma das suas principais peças no sistema defensivo. Svensson deve ser o substituto.

Na Suíça, o clima é de confiança. A equipe sofreu apenas uma derrota nos últimos 25 jogos e ocupa o 6º lugar no ranking da Fifa. 

“Talvez tivemos sorte até agora, mas o que vimos nesta Copa é que temos jogado bem. Não há muito o que falar sobre a Suécia, que se classificou para a Copa eliminando a Itália. Não é um adversário fraco. Mas vamos deixar falarem assim da Suíça, quem sabe não podemos surpreender?”, declarou o treinador Vladimir Petkovic. 

Os suíços terão dois desfalques para a partida. O zagueiro Schär e o lateral direito Lichtsteiner, capitão da equipe, estão suspenso. Djorou e Lang os substituem, respectivamente. No ataque, Petkovic ainda tem uma dúvida, por opção técnica. Gavranovic, Seferovic e Embolo brigam por uma vaga. O meia Shaqiri, um dos destaques suíços, está pendurado, assim como Behrami e Zakaria.