Escola boa e de graça: veja quais os colégios que oferecem bolsas de estudo

Confira instituições particulares de ensino que estão com inscrições abertas para quase 400 bolsas

  • Foto do(a) author(a) Priscila Natividade
  • Priscila Natividade

Publicado em 28 de outubro de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Evandro Veiga/ CORREIO

Até o 9º ano, a estudante Carolina Anjos, de 18 anos, era aluna de uma escola pública em Pernambués, bairro onde mora. O talento para o basquete, no entanto, lhe garantiu o passaporte para completar o ensino médio do Colégio Integral, na Pituba, por meio do programa de bolsa social para atletas. “Eu jogo basquete e fui indicada por uma amiga para jogar pelo colégio. Fiz o teste com meu atual técnico e conquistei a bolsa de 100%”, lembra. 

Hoje, prestes a concluir o 3º ano, a meta é cursar Fisioterapia. “O meu esporte me ajudou a conseguir a bolsa que fortaleceu minha educação para que eu possa alcançar esse objetivo. Além disso, eu viajei para vários lugares jogando pelo time”, afirma. 

Se fosse pagar o valor da mensalidade atualmente, os pais de Carolina teriam que desembolsar em média, R$ 2,6 mil para mantê-la na escola.  O Desafio Integral é só um dos processos seletivos para a concessão de bolsas de estudo em escolas particulares que estão com inscrições abertas (veja a lista completa abaixo). Das escolas que o CORREIO entrou em contato e forneceram o volume de bolsas disponíveis, as vagas chegam a somar 381 concessões. 

Um deles é o programa do Colégio Integral, que está com inscrições abertas até o mês de dezembro. O regulamento prevê provas de matemática e redação, além da avaliação do boletim da escola anterior, como explica a diretora da instituição Patrícia Rocha. A escola começou a operar o programa no ano passado. Cerca de 20% a 30% das vagas para alunos novos são destinadas ao concurso de bolsas.

“A gente tem algumas formas de captação de alunos e uma delas é o concurso de bolsa em duas vertentes: uma por desempenho do aluno na prova e outra com foco no aluno atleta. Com isso, você valoriza o esforço deste estudante, que pode ter o benefício do tamanho do resultado que ele alcançou”. 

Por desempenho, a estudante do 2º ano do Ensino Médio, Tássia Camilly Fernandes, de 16 anos, foi uma das contempladas no último processo com 60% de desconto na mensalidade. “Vi o anúncio na internet e me inscrevi. Me preparei bastante para a prova assim que cadastrei. Estudei o conteúdo  e treinei muito a questão da redação para conseguir um bom desconto. Foi um desafio muito importante pra mim a conquista desta bolsa”, diz. 

Análise financeira

Outras escolas avaliam não só o desempenho ou boletim, mas a vulnerabilidade financeira da família. Esse é um dos principais requisitos para ingressar no curso noturno de Nível Médio do Colégio Isba (Instituto Social da Bahia), que deve abrir as inscrições para as 90 vagas, a partir do dia 14 de novembro. 

“A escola mantém o curso há quase 40 anos. O nível médio completo tem duração de 1 ano e meio, mas  contempla todo o currículo integral do curso diurno, só que condensado para o noturno. Muitos dos professores das turmas do dia também ministram as aulas à noite”, pontua o coordenador do Nível Médio para Jovens e Adultos (EJA), Walter do Vale Júnior. 

O aluno precisa ter no mínimo 18 anos no semestre de conclusão e renda familiar de no máximo 1,5 salários mínimo por pessoa residente com o estudante. Ele também concorre a uma bolsa de estudos integral na Faculdade Social da Bahia, uma extensão do Isba. “Ainda que na crise e mesmo sendo um programa custoso, a escola mantem a filantropia. Não há concorrência. A gente matricula até o limite máximo por turma que é de 50 alunos”, acrescenta o coordenador. 

Prepare-se

E por falar em crise, as bolsas de estudo não deixam de ser uma oportunidade para os pais que precisam driblar o reajuste na mensalidade escolar para o ano que vem. Ainda que as entidades representativas das escolas particulares não determinem percentual de reajuste, segundo o gerente administrativo da Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (Confenen), Sebastião Garcia, o aumento deve acompanhar a inflação, cuja meta do ano é de 4,5%. 

“Na última reunião do conselho que tivemos a reunião gerou em torno de 4% a 6% ao ano. Porém, cada escola vai discutir esse reajuste de acordo com as suas necessidades e a sua planilha de custos. Não citamos o percentual, mas é certo que ninguém vai trabalhar abaixo da inflação”. 

Em nota ao CORREIO, a Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep) foi mais uma entidade que ressaltou a liberdade das escolas em praticarem o reajuste que considerarem o mais adequado. “Por lei, a entidade não pode sinalizar índices de reajuste nas mensalidades escolares para o ano subsequente. Cada estabelecimento de ensino tem a liberdade de estabelecer o reajuste para o ano de 2019 de acordo com suas planilhas de custo”.

Fato é que o aumento vem e do tamanho que a escola quiser. Por isso, o educador financeiro da Dsop, Allan Andrade, destaca algumas dicas que podem ajudar os pais a conquistar uma bolsa de estudos, já que um dos requisitos está na vida financeira da família. 

“Elabore um levantamento de todas as receitas e despesas da família, de modo que seja construído o orçamento financeiro real. É importante que a família seja sincera com a diretoria da escola. Essa atitude demonstrará o compromisso dos pais com a educação dos filhos”.

E o mais importante: se antecipe: “Pensar na escola ainda em outubro pode parecer muito cedo para alguns pais. Porém é um momento estratégico para conseguir uma destas bolsas e até barganhar descontos junto à escola”, aconselha Andrade. 

POR QUE AS ESCOLAS PARTICULARES OFERECEM BOLSAS DE ESTUDO? 

Segundo o superintendente Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA), Filipe Vieira, as escolas particulares não te obrigação de ofertar as bolsas de estudo até mesmo as instituições mantidas por Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OCIPs). 

“No aspecto da legislação, as OCIPs tem a liberdade de ofertar as bolsas ou não. Elas oferecem de acordo com algum plano de vantagem tributária ou para não ficar de fora do mercado”, esclarece Vieira.

A determinação está prevista na Lei 9.790 de 23 de março de 1999. No entanto, a partir do momento que há a oferta deste benefício, perante o Código de Defesa do Consumidor ela tem a obrigação de cumprir com o desconto. “Uma vez que ofereça a bolsa e a escola gera para si essa obrigação, o consumidor pode cobrá-la por isso”, completa.  

ESCOLAS COM OFERTA DE BOLSAS INTEGRAIS

. Isba (Instituto Social da Bahia) São 90 vagas (40 para a 1ª série, 25 para a 2ª série e 25 para a 3ª série) para o Ensino Médio, no turno noturno. As inscrições podem ser feitas até o dia 7 de dezembro. O curso completo tem duração de 1 ano e meio. Para concorrer a uma das vagas, é preciso ter no mínimo 18 (dezoito) anos no semestre de conclusão e renda familiar de no máximo 1,5 salários mínimo por pessoa residente com o estudante. O Edital da matrícula, com a lista de documentos necessários, está disponível no Portal da EJA: www.ejasocial.com.br. Mais informações pelo telefone (71) 4009-2017, a partir das 16h.

. Colégio Oficina As bolsas deste concurso são exclusivamente para o 9º ano do Ensino Fundamental, 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio. As inscrições podem ser feitas no site da escola em www.colegiooficina.com.br. A prova acontece no mês de novembro. 

. Colégio Integral Com o Desafio Integral é possível obter descontos de 10% a 100% nas mensalidades. A inscrição podem ser feitas até o mês de dezembro no site integralweb.com.br/desafiointegral. Durante o processo, o  candidato vai se submeter a uma prova de matemática e outra de redação, a fim de garantir a bolsa de estudos. 

4. Colégio Mundial As inscrições para o Programa de Bolsa de Estudos começa na segunda-feira (29). A instituição disponibiliza uma vaga para cada série, do 6º ao 3 º ano. As inscrições são feitas presencialmente na escola até às 16h do dia 11 de dezembro. A prova está marcada para o dia 12 do mesmo mês. Mais informações em colegiomundial.com.br.

. Escola Sulamericana A seleção acontece até o dia 20 de dezembro. A bolsa é de 100% para o turno vespertino para alunos do Grupo 5 do Infantil, Fundamental 1, Fundamental 2 e 1º ano do Ensino Médio em 2019. As inscrições são feitas na página escolasulamericana.com.br/coc/ . Em seguida o candidato deve aguardar o recebimento de um e-mail com a confirmação da participação do processo e pedido de comparecimento à escola no dia marcado. O aluno fará uma avaliação interdisciplinar com conteúdos da sua série e uma de redação. O processo inclui também a avaliação do boletim escolar. 

. Sartre Escola SEB As vagas são para alunos do 6° ano a 3ª série do Ensino Médio. O desconto é determinado pelo desempenho em uma prova com assuntos da série atual, uma redação e avaliação do boletim. A oferta é para bolsas integrais ou parciais, que variam de 10% a 50% de desconto nas mensalidades para os próximos anos. Quem estiver interessado em participar precisa se candidatar no site escolaseb.com.br/estudeconosco/salvador.

. Sesi O Serviço Social da Indústria (SESI Bahia) está com inscrições abertas até segunda-feira (29) para o concurso de bolsas de estudo para estudantes do 1º ano do ensino médio.  O principal critério para concorrer a uma das bolsas é renda familiar de até dois salários mínimos. Os candidatos deverão se submeter a uma prova, a ser realizada no dia 18 de novembro. Do total de bolsas disponíveis, 55% são para as escolas de Salvador. Estão sendo oferecidas 291 bolsas, nas sete escolas de ensino médio do SESI Bahia da capital e no interior do estado, incluindo Feira de Santana, Ilhéus, Vitória da Conquista, Luís Eduardo Magalhães e Barreiras. O edital com todas as informações já está disponível no site www.escolasesiba.com.br.

. Colégio Fortunato O Colégio pode dar até 100% de desconto na mensalidade por meio do Projeto Aluno Mirim. A bolsa é concedida mediante a prestação de serviços pelo estudante em turno oposto à aula. Podem participar alunos a partir do 1º ano do Ensino Médio. Após a conclusão do 3º ano, muitos alunos, inclusive, costumam ser contratados pela escola. Os pais que se interessarem pelo programa precisam procurar a direção do colégio. Contato: (71) 3257-2315.

. Colégio Bernoulli No processo comum de seleção para admissão 2019, os candidatos com melhores desempenhos nas provas de português, redação e matemática podem conseguir um desconto proporcional ao resultado.  Todos os alunos aprovados no processo seletivo serão automaticamente avaliados para a concessão das bolsas de estudo. Entre o final de novembro e inicio de dezembro, a escola realiza ainda um concurso de ofertas de bolsas para o pré-vestibular. Mais informações e inscrições no site www.bernoulli.com.br.