Escola com salas climatizadas é inaugurada no Imbuí

Unidade vai abrigar estudantes que estavam em prédio alugado

  • D
  • Da Redação

Publicado em 8 de agosto de 2022 às 12:09

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Betto Jr/ Secom

O terreno vazio que ficava na Rua Professor Jairo Simões, ao lado da Unidade Básica de Saúde, no Imbuí, deu lugar ao novo Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Castro Alves. A unidade foi inaugurada nesta segunda-feira (8), tem dois pavimentos, dez salas de aula climatizadas e vai atender 500 crianças. Antes, a unidade funcionava em um prédio alugado. O investimento foi de R$ 5 milhões.

Pais e estudantes estiveram no local logo cedo para conhecer a estrutura. São 1,8 mil m² de área construída. A cabelereira Ana Rita Maciel, 40 anos, decidiu matricular a filha, Victória, 2, na unidade.

“O pai dela e eu estamos pensando em colocar Victória na escola a partir do ano que vem. Fiquei sabendo dessa inauguração e resolvi passar para conhecer a estrutura. As salas são amplas e espaçosas, e tem áreas de lazer. Gostei, e acho que ela também”, disse, enquanto a menina corria pelo espaço.

Além das dez salas climatizadas, o prédio tem biblioteca, refeitório, guarita coberta com sanitário, cozinha com triagem de alimentos, depósitos, lavanderia, casa de gás, bombas de subestação, reutilização de água pluvial, solário, brinquedoteca, anfiteatro, parque infantil e outros espaços de lazer e convivência. O prefeito Bruno Reis (União Brasil) fez a entrega oficial da nova escola e disse que essa foi a 13ª unidade entregue desde 2021.

“Temos ainda, em licitação ou em construção, 23 outras unidades escolares. Vamos chegar, até o início de 2023, com 36 novas escolas em Salvador. Quanto às reformas, em 18 meses, 133 escolas foram contempladas, chegando a mais de 75% de nossa rede totalmente requalificada, com escolas novas, construídas, reconstruídas, reformadas ou ampliadas. E, até o final deste mandato, vamos chegar a 100%”, afirmou.

A prefeitura explicou que a escola foi reconstruída após a antiga instalação apresentar problemas estruturais, elétricos e hidráulicos. Além disso, a unidade sofria com infiltrações, falta de acessibilidade e espaços incompletos para atender às atividades escolares. Os meninos e meninas foram transferidos para um prédio alugando enquanto aguardavam a conclusão. O titular da Secretaria Municipal da Educação (Smed), Marcelo Oliveira, contou que a construção levou cerca de 1 ano e meio.

“Temos um sonho realizado, que é uma escola totalmente adequada aos novos padrões da educação de Salvador. Escolas privadas não têm uma estrutura como essa, moderna, espaçosa, arejada, climatizada, com sala multimídia e toda a estrutura necessária para oferecer uma educação de qualidade que Salvador precisa e merece”, afirmou.

Após o evento, o prefeito e o secretário percorreram o prédio e conversaram com pais e estudantes.