Escola demolida e reconstruída é entregue em Valéria

Capacidade saiu de 400 alunos para mil estudantes

  • D
  • Da Redação

Publicado em 22 de fevereiro de 2022 às 11:48

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Valter Pontes/Secom

As crianças do bairro de Valéria, em Salvador, receberam uma nova unidade de ensino, nesta terça-feira (22). A Escola Municipal Professor Afonso Temporal, na Rua José Guimarães, que foi demolida e reconstruída. O prédio novo foi entregue nesta manhã, é ficou maior, tem salas mais amplas e capacidade é para mil estudantes. Antes, a estrutura comportava 400 alunos.

CONHEÇA O CORREIO AFRO

Os moradores contaram que a antiga escola era feita de pré-moldado e apresentava problemas na edificação. O prefeito Bruno Reis (DEM) fez a entrega oficial da unidade e disse que o investimento foi de R$ 3,7 milhões.

“Saímos da escola antiga, sem condições de estudo, desconfortáveis, sem segurança ou salubridade. Não restava outro caminho senão a demolição e reconstrução da unidade. Hoje a estrutura proporciona melhores condições de aprendizado e absorção de conteúdo por parte dos alunos. É uma unidade que não deixa a desejar a nenhum colégio particular de Salvador”, declarou o prefeito.

São 1.733 m², 11 salas de aulas climatizadas, quadra poliesportiva, sala de leitura, recreio coberto, refeitório, sala para Atendimento Educacional Especializado (AEE), elevador, espaço de acolhimento, salas para gestor, vice-gestor, coordenador e professores, secretaria, cozinha, depósito de merenda, oito sanitários para alunos, quatro sanitários PCD, além de três sanitários para funcionários, guarita, entre outros espaços.

A unidade atende o Ensino Fundamental Anos Iniciais (do 1º ao 5º ano) e Educação de Jovens e Adultos (EJA) do TAP 1 ao TAP 5. Esta é a terceira escola entregue pela Prefeitura em 2022 e a nona desde janeiro de 2021.

Na ocasião, Bruno Reis assinou a ordem de serviço para pavimentação da Rua do Lavrador, atendendo a um pedido dos moradores feito através do programa Ouvindo Nosso Bairro.