Escola Municipal em São Caetano será reconstruída pela prefeitura

Para reconstrução serão investidos R$3,5 milhões

  • Foto do(a) author(a) Nilson Marinho
  • Nilson Marinho

Publicado em 27 de março de 2019 às 13:47

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Mauro Akin Nassor

A babá Eurimar dos Santos, 30 anos, tem uma filha de 15 que é aluna da Escola Municipal Francisco Mangabeira, no bairro de São Caetano. Na manhã desta quarta-feira (27), a mãe foi até a unidade de ensino após saber que o espaço seria todo demolido por um trator da Prefeitura de Salvador.

A derrubada das oito salas da escola, no entanto, tem um propósito: no prazo de um ano, uma nova unidade de ensino deve ficar pronta, garantindo mais conforto não apenas a sua filha, mas também aos outros 500 alunos matriculados.

O prefeito ACM Neto assinou, nesta quarta-feira (27), a ordem de serviço que autorizou que engenheiros e pedreiros iniciassem as obras de reconstrução do espaço. Para que fique pronta, como novos espaços à disposição dos alunos, a gestão municipal vai investir R$ 3,5 milhões. A verba é proveniente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com contrapartida do município.

Reconstrução Esse valor investido será gasto nas construções de novos equipamentos, como sala de leitura, sala de professores, sala de atendimento educacional especializado, área de recreio, guarita, subestação, depósitos, cozinha, refeitório e quadra poliesportiva. 

“Fico muito feliz porque conheço os funcionários dessa escola há muito tempo. Eu ficava preocupada não apenas com o caminho até a escola, mas dentro dela, porque minha filha estuda à noite. Mas fiquei sabendo que vai ter guarita”, disse a babá.   A babá Eurimar dos Santos, 30 anos, comemorou a reconstrução da unidade de ensino (Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO) De acordo com a diretora, Mônica Lima, a escola precisava de uma reforma. A última intervenção aconteceu há cerca de 10 anos. “Realmente a escola estava precisando de um prédio que pudesse oferecer tudo que uma escola de qualidade pode oferecer. Faltava também uma climatização melhor”, comentou Mônica. Enquanto o prédio passa por reconstrução, as aulas foram transferidas para um prédio alugado pela prefeitura, no Largo do Tanque. No espaço, continuarão funcionando as classes do grupo 5 da Educação Infantil até o ensino médio, na modalidade Educação para Jovens e Adultos (EJA).

Mais obras De acordo com o prefeito ACM Neto, a unidade de ensino já passou por várias reformas em gestões anteriores, mas nenhuma tão relevante como a de agora. Segundo ele, a reconstrução da Francisco Mangabeira faz parte de uma série de intervenções iniciadas pela gestão no ano passado, que tem o propósito de reedificar 16 escolas. Essa foi a 14°. "É claro que chega em um ponto que não dá mais para você remendar, fazer a reforma e achar que aquilo resolveu. Foi exatamente por esse motivo que nós decidimos  colocar essa escola no conjunto de 16 escolas que vão ser reconstruídas", afirmou o prefeito. A assinatura da ordem de serviço faz parte de uma série editais de licitação, programas, ordens de serviço, além de inaugurações e eventos em comemoração ao aniversário de 470 anos de Salvador, em 29 de março.

Até o momento, já estão sendo reconstruídas as escolas de Plataforma, Bom Juá, Fazenda Grande do Retiro, Boa Vista do Lobato, Engenho Velho da Federação, Nova Sussuarana, Pau Miúdo, São Cristóvão, Fazenda Coutos, Calabar, Ribeira, Palestina e Lobato.

* Com supervisão do chefe de reportagem Jorge Gauthier