Escola na Fazenda Grande III aciona Bope após suspeita de bomba

Caixa com nome 'bomba' foi deixada na porta da unidade; idosa assumiu autoria

Publicado em 25 de outubro de 2017 às 11:14

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação/SSP

Os funcionários da Escola Tia Aline, na Fazenda Grande III, em Salvador, tomaram um susto na manhã desta quarta-feira (25), ao serem informadas da suspeita de uma bomba deixada na porta da unidade de ensino, que é da rede privada. A direção encontrou uma caixa embalada com papel de presente deixada na porta da unidade, dentro de uma mala e escrito a frase 'é uma bomba'. Uma idosa de 72 anos, que vive em frente à unidade, assumiu ter colocado o material com a ameaça.

Mochila de papel, ebó e gengibre: relembre as falsas bombas que mobilizaram a polícia na Bahia Embalagem de papel de presente foi deixada na porta da escola com o nome bomba (Foto: Divulgação/SSP) A caixa foi vista pelo diretor da unidade, por volta das 8h, quando funcionários se preparavam para fechar os portões, após a entrada dos alunos. De acordo com a Polícia Militar, o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da PM foi acionado e, ao chegar no local, localizou um embrulho com papel de presente endereçada a um dos alunos.

"Na embalagem tinha um papel branco, pregado com fita, com as palavras 'bomba' e 'Luma' (nome de uma aluna de 4 anos)", informa nota da Secretaria da Segurança Pública (SSP). De acordo com o diretor da escola, Aristeu Melo, o bilhete tinha as palavras "Luna, boba, bomba, pergue (sic)". 

"Liguei para o 190, passei as informações, deixei os professores informados, mas pedi a eles que não sinalizem nada para os alunos", explicou Melo. Em dez minutos, uma equipe da PM chegou. "Ficamos nas salas fazendo recreação, para caso fosse necessário, estar todo mundo pronto para sair", disse. Bope foi acionado e usou equipamento de raio-X para averiguar a suspeita de bomba (Foto: Divulgação/SSP) De acordo com a polícia, o Bope realizou o procedimento padrão, utilizando o equipamento de raio-X e verificou que dentro do pacote não havia material explosivo. A SSP informou que o material analisado se tratava de uma bolsa vazia.

"Seguimos os protocolos. Um policial colocou o traje para esse tipo de ocorrência e analisamos o material com equipamento de raio-X. Quando percebemos que estava vazia, abrimos", detalhou o comandante da Companhia Antibombas do Bope, capitão Érico de Carvalho. 

O oficial acrescentou que o material será encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) para coleta de impressões digitais. Bope realizou procedimento padrão e descartou a suspeita de bomba (Foto: Divulgação/SSP) Segundo uma funcionária da unidade de ensino, que não se identificou, a Escola Tia Aline atende a cerca de 200 crianças, do maternal ao 5º ano. "Foi coisa de gente que não tem o que fazer, querendo perturbar", comentou. Como a escola fica numa rua residencial, no Caminho 30, Quadra B, a suspeita de bomba acabou despertando a curiosidade dos moradores.

Idosa conduzida Por volta das 11h, o bloqueio na escola foi suspenso e os funcionários e alunos foram liberados. Após a saída do Bope, uma mulher que reside em frente à escola, e que aparenta sofrer de transtornos mentais, assumiu ter colocado o pacote na frente da unidade. Guarnições da 3ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Cajazeiras) conduziram a mulher para a 13ª Delegacia (Cajazeiras).

[[publicidade]]

Segundo o delegado José Carlos Mastique, da 13ª Delegacia (Cajazeiras), que está à frente das investigações, Maria Norberta Ferreira Costa, 72 anos, alegou que colocou o falso artefato para ameaçar uma vizinha da escola. 

“Aparentemente, ela não é normal. Nós vamos solicitar exames médicos para atestar a sanidade mental dela”, afirmou o delegado Mastique. Se a suspeita for considerada incapaz, não responderá a nenhum crime e o caso ficará a cargo da Justiça, que pode estabelecer o cumprimento de medida restritiva.

O delegado afirmou que a suspeita será mantida em liberdade. A vizinha, que teria sido o alvo da ameaça, será ouvida na segunda-feira (30).