Escritor Adelson Brito lança livro sobre a cultura e ancestralidade africana

entretenimento
01.10.2019, 23:30:00
Autor lançou a obra Ògun: Ogun OniIre Alákoro, Gù Alágbede (Betto Jr. / CORREIO)

Escritor Adelson Brito lança livro sobre a cultura e ancestralidade africana

Evento aconteceu nesta terça (1) no Museu Geográfico da Bahia

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


Com séculos de tradição, cultura e ancestralidade impressos em suas páginas,  o livro e songbook Ògun: Ogun OniIre Alákoro, Gù Alágbede, do estudioso Adelson de Brito, foi lançado ontem, no Instituto Histórico e Geógrafico da Bahia.

O lançamento  reuniu o povo de santo  e interessados na cultura africana. O  autor ressaltou a  importância dos livro como instrumento de combate ao preconceito e à intolerância religiosa. Este é o segundo lançamento do projeto Salvador Savalu: Uma Ponte Nagô-Vodun Entre Dois Continentes, que lançará mais 15 títulos dedicados aos orixás. O primeiro focou em Exu e o próximo, em Oxóssi.

“A cultura ocidental muitas vezes enxerga o Candomblé como algo amorfo. Existe esta visão folclórica de que somos manifestações culturais, sem cunho religioso. O que não é verdade e os livros mostram exatamente isso, que somos uma religião que não permaneceu fossilizada no tempo, mas sim que se manteve atualizada e dinâmica”, afirmou o autor, que também é Mawó, sacerdote do Culto Nagô-Vodun.

O livro explora os cânticos e cultos celebrados pelo Candomblé (Foto: Betto Jr. /CORREIO)

O título, que é resultado de anos de estudo, revela boa parte daquilo que pode ser divulgado ao grande público sobre a religião. Além do resgate litúrgico, a obra também mostra os panteões do Candomblé, seus cultos e cânticos, entoados principalmente nas línguas iorubá e fon e que somam 34. Os cânticos  poderão ser escutados no songbook que acompanha o livro.

Durante muito tempo, religiões ocidentais enxergaram o Candomblé como inferior, por não  possuir um livro, como o Alcorão e a Bíblia, para repassar ao longo das gerações os seus ensinamentos. Para candomblecistas como Josué Debesy, que é Ogan Asogun, esta visão é equivocada. Por isso,  ele ressalta a importância das publicações.

“Esses livros são importantes para o resgate da nossa identidade religiosa. Uma vez que, durante muito tempo, todas essas prerrogativas religiosas ficaram na oralidade e por isso muitos ensinamentos e tradições se perderam. Obras como estas preservam nossos cânticos para que as próximas gerações entendam como funciona a estrutura da nossa religião”, defendeu.

Já o pedagogo Adinelson Kambundu, 42, destacou que “essas obras cristalizam e salvaguardam nossa história, mas ainda assim ela poderá passar por transformações, já que temos um começo, mas não um fim”, disse. Gabriel Moura, com orientação da editora Ana Cristina Pereira
 

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/sandy-junior-contam-a-propria-historia-em-serie-documental/
Produção em sete capítulos do Globoplay inclui imagens caseiras dos irmãos, ainda antes de serem profissionais
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pensei-em-me-matar-diz-atriz-de-malhacao-apos-video-em-site-porno-veja-desabafo/
Pillar Costa, que atuou na novela da Globo no ano passado, entrou em depressão
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/claudia-leitte-festeja-40-anos-com-live-repleta-de-convidados/
Any Gabrielly, Léo Santana, Zaac, Hungria Hip Hop, Lore Improta, Bera e Dennis DJ estarão na festa
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/nivus-ja-rodamos-na-bahia-com-o-novo-suv-da-volkswagen/
Em vídeo, apresentamos as primeiras impressões sobre o veículo que tem piloto automático inteligente e detector de fadiga
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/depois-de-zidane-renata-fan-recebe-parabens-de-david-beckham-assista/
Ex-jogador inglês enviou mensagem que foi reproduzida no ‘Jogo Aberto’, da Band
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pf-cumpre-mandados-contra-quadrilha-que-fraudou-mais-de-r-4-milhoes-do-inss/
O grupo é investigado por, pelo menos, 80 benefícios previdenciários suspeitos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/5-filmes-que-voce-deve-assistir-para-apreciar-as-trilhas-de-ennio-morricone/
Compositor, que morreu aos 91 anos, era grande nome da música no cinema
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/rapper-baiano-hiran-lanca-segundo-disco-galinheiro/
Disco tem participações especiais de Tom Veloso, Majur e outros artistas
Ler Mais