Escritor baiano Dênisson Padilha lança livro que retrata seus sonhos

Completando 20 de anos de carreira, autor escreveu mais uma obra de contos

  • Foto do(a) author(a) Vinicius Harfush
  • Vinicius Harfush

Publicado em 21 de novembro de 2019 às 05:55

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O sonho sempre fez parte da arte.  Seja como um retrato da vida real ou como uma plataforma da irrealidade, as histórias criadas por nossas mentes são fonte de inspirações artísticas.  E foi a partir dos sonhos que o escritor baiano Dênisson Padilha Filho se inspirou para criar os doze contos do livro Um Chevette Girando No Meio da Tarde, que será lançado hoje, no Lebowski Pub, no  Rio Vermelho, às 19h.

A obra  marca um momento especial na  carreira de Dênisson, que  completa 20 anos como escritor. Este é seu  sétimo livro e traz como principal  característica  a utilização  do sonho a partir da emoção que ele causa.  Como explica Padilha, diferente de seus outros trabalhos, os elementos oníricos “deixam de ser retratados como recursos narrativos e passam a ser entendidos como uma experiência estética”, conta.

Isso porque Um Chevette Girando No Meio da Tarde não representa sonhos de personagens, e sim o do próprio autor e, consequentemente, se aproxima ainda mais de quem está lendo. Homônimo ao título do livro, o conto do chevette é repleto de incertezas e fantasias que rondam Dênisson há décadas, e que agora estão registradas. “E o papel da literatura não é só trazer o conforto, ela lança uma luz sobre o nosso desconforto. Essa é a essência da arte”, reflete.

Além do conteúdo dos contos, a obra ganha ainda mais um tom de curiosidade pelo título e pela forma como ele foi desenhado,   misturando  elementos dos contos  dentro  de um furacão. Através das Redes Sociais, Dênisson fez a campanha de lançamento do livro, usando  ilustrações e trechos dos contos, dando um aperitivo  da surrealidade do trabalho.

Fã de grandes contistas e romancistas, ele tem entre suas referências o americano Jhon Fante (1909- 1983), o uruguaio Mario Arregui (1917-1985) e o argentino Mempo Giardinelli. “Desde que eu me autodeclarei escritor eu me dediquei aos contos. Não faço outra coisa, outra arte. Sou devoto da literatura o tempo todo”, disse o artista, que lembra que se debruçou nesse gênero “pelo sabor e pelas mil possibilidades que ele oferece”. 

Ficha:Livro: Um Chevette Girando no Meio da TardeEditora: MondrongoPreço: R$ 28 (60 páginas)Lançamento: Lebowski Pub (Rua da Paciência, 127, Rio Vermelho). Hoje, às 19h

*com orientação da editora Ana Cristin Pereira