Escritora Conceição Evaristo deve receber título de cidadã baiana

Deputado estadual sugeriu a homenagem

  • D
  • Da Redação

Publicado em 18 de junho de 2021 às 16:28

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

Referência na luta contra o machismo e o racismo, a escritora Conceição Evaristo de Brito deve receber o título de cidadã baiana. A homenagem foi sugerida pelo deputado estadual Bira Corôa (PT) em projeto apresentado na Assembleia Legislativa da Bahia. Mestre em Literatura Brasileira pela PUC/Rio e doutora em Literatura Comparada pela UFF, ela tem 7 livros publicados, entre eles o vencedor do Jabuti, Olhos D’água (2015), 5 deles traduzidos para o inglês, o francês, espanhol e árabe.

"Conceição Evaristo também participa ativamente dos movimentos de valorização da cultura negra em nosso país, é uma mulher que fez e faz história através da sua escrita literária, da sua pesquisa acadêmica. É uma mulher que inspira a população negra e as pessoas que acreditam na possibilidade de recriarmos um mundo melhor, mais justo e humano", argumenta o deputado.

"Assim, desde Belo Horizonte, seu berço de nascença à região onde reside, o Rio de Janeiro, suas palavras transitam e chegam na Bahia, em nossas instituições acadêmicas e em outros espaços de leitura, de estudos, de sensibilização e de continuas aprendizagens. Estas são algumas das justificativas da concessão ao título de cidadã baiana à referida pesquisadora e escritora", acrescenta Bira Corôa.

Leia mais notícias do Alô Alô Bahia