Espaço Kurumi realiza Feira Literária com vários autores infantis

Casa recebe contações de histórias, espaços e cantinhos reservados à leitura e um estande de livros

  • D
  • Da Redação

Publicado em 4 de outubro de 2018 às 17:15

- Atualizado há um ano

. Crédito: Fotos: Divulgação

O espaço de educação e de convívio para crianças Kurumi, que fica na Avenida Anita Garibaldi, em Salvador, recebe nesta sexta-feira (5) e sábado (6) a sua primeira feira literária, a Flik.

Nesses dois dias, o evento vai reunir escritores, ilustradores e pesquisadores da literatura infantil para pensar junto as famílias a importância da leitura compartilhada como instrumento de formação da criança leitora.

A Feira Literária do Kurumi também busca discutir sobre os critérios importantes de serem analisados no momento da escolha de um livro. Esse, inclusive, será o tema da mesa redonda que acontecece no local nesta sexta-feira (23): Literatura e Infância: A Formação da Criança Leitora. A mesa terá participação de três profissionais da área: a escritora livros infantis Emília Nuñez; a profesora e pesquisadora nas áreas de alfabetização e de leitura e escrita na educação Infantil Liane Araújo; e a artista visual e psicóloga Flavia Bomfim. Para esta discussão, as vagas são limitadas. A inscrição deve ser feita pelo email [email protected]. (Foto: Reprodução) Sábado (6) a casa estará aberta ao público e recebe ao longo do dia contações de histórias, espaços e cantinhos reservados à leitura e um estande que comercializará livros de diversos autores e editoras. A curadoria foi feita por Emília Nuñez, que estará disponível para apresentar as obras escolhidas e conversar sobre quais os critérios importantes de serem considerados no momento da escolha de um livro infantil.

ProgramaçãoSEXTA-FEIRA (5/10) Mesa redonda com o tema Literatura e Infância: A Formação da Criança Leitora , com a participação de três profissionais da área:

Emília Nuñez – Escritora de livros infantis e criadora do projeto de incentivo à leitura em família Mãe que Lê. No instagram já resenhou mais de 250 livros para a infância. A curadoria foi feita por Emília Nuñez (Foto: Divulgação) Liane Araújo – Professora da Faculdade de Educação da UFBA, pesquisadora nas áreas de alfabetização e de leitura e escrita na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.

Flavia Bomfim – Artista Visual, psicóloga e pesquisadora de bordados do mundo. Realiza em Salvador o Festival de Ilustração e Literatura Expandido Festival de Ilustração e Literatura da Bahia e feiras de arte e publicações independentes; promovendo instâncias de discussão sobre a literatura ilustrada, a produção independente e a comercialização de artes gráficas. Fundou a editora Movimento Contínuo que é uma editora, mas também um conjunto de ações educativas através da arte. Desenvolve o projeto de narrativas bordadas “Bordar os sonhos” com grupos de mulheres de bairros periféricos. Flavia Bomfim SÁBADO (6/10) Feira Literária ao longo de todo o dia – a casa estará aberta ao público. Além de contações de histórias, haverá espaços e cantinhos reservados à leitura e um estande que comercializará livros de diversos autores e editoras. A curadoria foi feita por Emília Nuñez, que estará disponível para apresentar as obras escolhidas e conversar sobre quais os critérios importantes de serem considerados no momento da escolha de um livro infantil.

Quem também estará presente é Ciça Fittipaldi, ilustradora e autora premiada de livros para crianças, com trabalho fortemente marcado pelo interesse nas culturas indígenas, africanas e afro brasileiras. Ela trabalhou na formação de professores indígenas do Tocantins e de Roraima, na Amazônia, é professora de desenho e ilustração na Universidade Federal de Goiás. Foi destacada no prêmio APCA, recebeu o prêmio Jabuti e atualmente está ligada ao projeto Salvaguarda Patrimonial Iny-Karajá, do Museu Antropológico da UFG / IPHAN.

Contarão suas histórias nesse dia, os autores:

Adilson Passos – Escritor e ilustrador do livro “Mulheres Abayomi” que fará a contação de sua história e uma oficina de bonecas Abayomy.

Emilia Nuñez – Escritora de livros infantis que fará uma exposição do seu novo livro “Brincar de livro”, com ilustrações de Anna Cunha e fará uma contação musicada da história “Da raiz do cabelo até a ponta do pé”.

Luciana Ávila – Especialista em Desenvolvimento Lúdico-criativo de Pessoas, Psicopedagoga, Contadora de Histórias e autora do livro infantil “O voo da Xica” que contará a história do seu livro, acompanhada do músico Marcos Bezerra.

Serviço O quê: 1ª Feira Literária de Kurumi05/10 (Sexta): das 18h30 às 20h30 – Abertura I FLIK – Mesa redonda (Literatura e infância: A formação da criança leitora)06/10 (Sábado): das 9h às 17h – Feira Literária aberta ao públicoOnde: Rua Agnelo Brito, 23, Garibaldi/FederaçãoInformações: (71) 3018-9255 / 99943-6782