Esporte fino, passeio, black tie... Entenda o que significa cada traje

Traduzimos o dress-code indicado nos convites

  • Foto do(a) author(a) Giuliana Mancini
  • Giuliana Mancini

Publicado em 2 de janeiro de 2019 às 14:36

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Shutterstock/Reprodução

Black-tie, casual, tenue de ville... Você já recebeu um convite para uma festa onde era requisitado um traje específico e aquilo parecia grego? A situação é supercomum e pode deixar qualquer um confuso.

Para ajudar, pedimos à consultora de estilo Maria Regina Vivas (@mamahvivas), para traduzir cada código de vestimenta.  Confira.Siga o Bazar nas redes sociais e saiba das novidades de gastronomia, turismo, moda, beleza, decoração, tecnologia, pets, bem-estar e as melhores coisas de Salvador e da Bahia: Casual (ou esporte)  Esse é o mais fácil e confortável. São pedidos, geralmente, em almoços, exposições, inaugurações e batizados. Roupas leves, com tecidos fluidos e cores mais claras. Nos pés, você pode usar uma sandália de salto mais grosso - como bloco ou uma anabela. Quando o look pedido é o casual, pode-se usar vestidos de tecidos mais leves e sandálias plataforma (Foto: Shutterstock/Reprodução) Para os homens, fica mais fácil ainda: polo e uma calça de sarja e já está pronto! Ah! Nada de sapatos esportivos, tipo tênis.

Cadastre seu e-mail e receba novidades de gastronomia, turismo, moda, beleza, decoração, pets, tecnologia, bem-estar, sexo e o melhor de Salvador e da Bahia, toda semana:

Esporte fino (ou tenue de ville)   O traje requer um pouco mais de formalidade e cuidado na hora de se vestir. As mulheres podem usar vestidos, tailleurs, terninhos e blusas mais caprichadas, com tecidos de algodão, jérsei e microfibra. No Inverno, vale veludo, camurça e seda. Para completar, sandálias sem brilho, bolsa pequena (para noite) e acessórios mais delicados. No esporte fino, vale vestido acompanhado de bolsa pequena (Foto: Shutterstock/Reprodução) Já para os homens, se o evento for antes das 18h, rola camisa e calça esportiva cáqui e blazer. Tons de terno de cor clara ou terno escuro. Sapatos sociais, mocassim preto ou marrom. 

Passeio completo (ou social) Aqui, a formalidade é completa. Todo cuidado é pouco para não escorregar no traje. Pretinho básico, como o cocktail dress, é super bem-vindo. Vestidos curtos com fendas, brilho e transparência. Paletó e saia ou calça também vão bem. Nos tecidos: chiffon, musseline, renda, shantung. Sapatos e sandálias de salto alto, xales, echarpes e joias. Vestido com brilho é uma opção para o passeio completo (Foto: Shutterstock/Reprodução) Para os homens, terno escuro com camisa social e gravata mais sapato social preto.

Gala (a rigor, black-tie ou tenue de soirée) De todos os trajes, o gala é o que exige mais sofisticação. Para mulheres, é obrigatório o uso  de vestido longo. Escolha tecidos nobres, como seda, chiffon, tafetá, shantung - não necessariamente o look precisa ter brilhos, mas pode usar e arrasar. Os modelos com calda estão liberados e ficam super elegantes. Vestidos longos e de materias como chiffon e tafetá são os escolhidos para o traje de gala (Foto: Shutterstock/Reprodução) A roupa deve deixar à mostra apenas o bico do sapato - de salto alto.  Se estiver frio, aposte numa pelerine, pashmina de tecido fino ou até bordada. O vestido é liso? Pode arrematar com um casaquinho de  renda.

Para os homens, paletó preto com cauda longa e bipartida, gravata borboleta e camisa de colarinho alto. A cor do sapato não pode variar: só preto. No black-tie, homens são aconselhados a vestir paletó e gravata borboleta (Foto: Shutterstock/Reprodução)