Esquadrilha da Fumaça faz acrobacias e piruetas na Barra

Apresentação foi a primeira de doze que serão realizada no Norte e no Nordeste

  • Foto do(a) author(a) Gil Santos
  • Gil Santos

Publicado em 14 de julho de 2018 às 19:21

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Arisson Marinho/CORREIO
O pequeno Gabriel foi levado pelo pai por Arisson Marinho/CORREIO

Parecia até carnaval. Tinha trio elétrico e uma multidão no calçadão da Barra na tarde deste sábado (14), mas as atenções estavam voltadas para o ar. Olhos atentos procuravam algo entre as nuvens. Dedos em riste apontavam aqui e acolá, até que eles vieram. Sete pilotos da Esquadrilha da Fumaça fizeram a alegria de quem estava na orla e nos prédios da região.

As acrobacias arrancaram aplausos e gritos de espanto da multidão. Os pilotos deram várias rasantes para impressionar o público, e o ronco dos motores assustou muita gente, além dos diversos cachorros que estavam passeando na orla. “A gente se assusta e ri ao mesmo tempo. Eles estão dando um show. Estão de parabéns”, contou a administradora Alessandra Lima, 36 anos.

O gramado do Farol da Barra se transformou em um grande tapete verde para casais e famílias que sentaram para assistir ao show. A balaustrada do calçadão foi feita de arquibancada por uma multidão que se estendia do Farol até o alto do morro onde fica o Cristo da Barra.

Sentado nos ombros do pai, o pequeno Gabriel, 2 anos, balançava agitado um avião. A mãe dele, a nutricionista Vanessa Cabral, 38, contou que o garoto tem uma predileção pelas aeronaves. “Ele adora veículos. A gente precisa de mais eventos como esse, ao ar livre. Acontecem tão poucas edições. Espero que sejam mais frequentes”, contou.

[[galeria]]

Um animador usou um trio elétrico para informar ao público sobre as manobras dos pilotos, além de fornecer avisos. A apresentação foi interrompida por cerca de 20 minutos porque dois aviões precisaram retornar à base, mas seguiu logo depois que eles retornaram para dar continuidade ao show, que durou cerca de 30 minutos.

No total, foram sete pilotos fazendo cerca de 50 acrobacias, com 45 oficiais em terra ou mar, médico, equipe de manutenção e de relações públicas. As aeronaves são do modelo Super Tucano A-29.

A apresentação da Esquadrilha da Fumaça em Salvador foi a primeira de 12 cidades das regiões Norte e Nordeste do país, que vão acontecer até o próximo dia 30 deste mês. Na Bahia, a cidade de Barreiras também participará do circuito de demonstrações aéreas. A apresentação no município está agendada para o dia 29.