Esqueceu futebol no Réveillon? Veja resumo de notícias do Bahia

Tricolor fez sete contratações, recebeu proposta por atacante e inicia a pré-temporada nesta quinta

  • D
  • Da Redação

Publicado em 3 de janeiro de 2019 às 12:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: Montagem em fotos de divulgação

O início do Verão, as férias escolares e as festas de fim de ano formam um período propício para relaxar, sair da rotina e, por vezes, ficar “por fora” das informações sobre o clube do coração. Como hoje já é dia 3 de janeiro e a realidade bate à porta novamente, o CORREIO fez um resumo das principais notícias relacionadas ao Bahia nos últimos dias. Acompanhe:

Quantas contratações foram feitas?

As contratações para o início de uma temporada sempre chamam atenção do torcedor, e o elenco tricolor terá pelo menos sete caras novas. O lateral-direito Matheus Silva (Paysandu) e os atacantes Rogério (Sport) e Iago (CRB) já foram anunciados pelo clube. Além deles, também estão acertados os meias Jean Mota (Santos) e Shaylon (São Paulo) e os atacantes Guilherme (Corinthians, que estava no Athletico-PR) e Artur (Palmeiras). Segundo o CORREIO apurou, um lateral-esquerdo chegará em breve, pois há apenas Paulinho na posição.

Quem deixou o clube?

Duas saídas aconteceram ainda no início de dezembro, logo após o Brasileirão: o meia Zé Rafael foi vendido para o Palmeiras e o lateral-esquerdo Léo, que estava emprestado ao Bahia pelo Fluminense, foi negociado pelo time carioca com o São Paulo. Outros jogadores não tiveram os contratos renovados, caso do lateral-direito Bruno, do zagueiro Douglas Grolli, dos volantes Edson e Luiz Henrique e dos meias Vinícius e Allione. Destaque no início de 2018, Vinícius não teve contrato renovado (Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia) Alguém mais pode sair?

Sim, o atacante Edigar Junio recebeu proposta de empréstimo de um time japonês (não revelado), com valor fixado para compra futura. Por enquanto, a negociação não avançou. O Bahia não se manifestou sobre o assunto.

Yuri e Juninho voltam?

Só Yuri. Após conseguir o acesso à Série A com o CSA, o volante formado na base volta para disputar posição com Gregore, Elton, Flávio e Nilton, que encaminhou a renovação com o Bahia nos últimos dias do ano, embora ainda não tenha sido oficializada pelo clube. Luís Fernando e Willean Lepo também integram o elenco.

Juninho foi novamente emprestado ao Ceará. Como tem contrato com o Bahia até dezembro de 2019, ele não jogará mais pelo Esquadrão. O tricolor liberou o jogador e ficará com 50% dos direitos econômicos ao término do vínculo. Juninho está com 32 anos.

Quando começa a temporada?

O primeiro jogo oficial é no dia 16 de janeiro, contra o CRB, às 20h30, na Fonte Nova, pela Copa do Nordeste. A estreia no Campeonato Baiano é no dia 20, contra o Fluminense de Feira, às 16h, no Joia da Princesa. O elenco inicia a pré-temporada nesta quinta (3). O meia Ramires, que vai disputar o Sul-Americano sub-20 com a seleção brasileira, desfalca o Bahia no mínimo até 25 de janeiro, caso o Brasil seja eliminado na fase de grupos, ou até 10 de fevereiro, caso avance para o hexagonal final.

O tricolor disputará cinco competições em 2019. Além do estadual e do regional, jogará a Série A, a Copa do Brasil e a Copa Sul-Americana. As estreias nas duas copas serão em fevereiro, contra o Rio Branco-AC, em data a definir, e contra o Liverpool do Uruguai, nos dias 7 e 21 de fevereiro, com jogo de ida na Fonte Nova e o de volta em Montevidéu. O Brasileirão começará no fim de semana de 27 e 28 de abril e dará uma pausa durante a Copa América, que será realizada no Brasil de 14 de junho a 7 de julho.