Está chegando a hora do Enem: confira o que fazer até lá

CORREIO dá dicas de alimentação, horários e atividades de relaxamento

  • Foto do(a) author(a) Raquel Saraiva
  • Raquel Saraiva

Publicado em 25 de outubro de 2017 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Almiro Lopes/CORREIO

Já pensou em se dedicar o ano inteiro para uma prova, dominar os assuntos e se dar mal no exame por causa de nervosismo ou porque perdeu o horário? Os inscritos que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na Bahia devem estar atentos à hora. Na Bahia, as provas acontecerão uma hora mais cedo que o indicado pelo Inep porque, ao contrário de Brasília, o estado não adotou o horário de Verão.

Com isso, a abertura dos portões será às 11h, com fechamento às 12h. O término das provas no primeiro domingo, dia 5, será às 18h na Bahia (19h em Brasília). No dia 12, segundo dia do exame, o término ocorre às 17h na Bahia, (18h em Brasília).

Faça aqui o 16º simulado, com questões de Matemática

Sendo uma hora mais cedo, a nutricionista Juliana Nóbrega dá dicas sobre a alimentação: “Tomar café reforçado é suficiente. Pode ser uma porção de fruta e um pão com proteína, como queijo ou ovo. Se não come pão, substitua por raízes ou tubérculos”. Para os adeptos do cuscuz e da tapioca, não esqueça de agregar à refeição uma proteína: “Frango, ovo, carne moída ou atum”, diz ela.

Para os que acordam muito cedo, vale tomar café da manhã e também almoçar, de acordo com a nutricionista.

Preparar-se física e emocionalmente é fundamental também para ter um bom resultado. A 12 dias do exame, o CORREIO consultou profissionais de várias especialidades e traz dicas para os candidatos não serem traídos pela emoção na hora da prova. 

“O candidato deve lembrar que a parte mais árdua ele já cumpriu”, resume o coordenador de educação física do Isba, Antônio Marcos. “Use os dias que antecedem a prova para revisar os assuntos que você sabe menos ou que você tem alguma dificuldade. Lembre de que você já vem estudando o ano inteiro. Se foi aplicado, já sabe bem o assunto”, diz a neuropsicóloga Juliana Coelho Santos.

Para revisar e tirar as últimas dúvidas sem se estressar, aulas de revisão e a resolução de questões de simulados e das provas anteriores do Enem são muito importantes nesse momento. “Os aulões são importantes”, conta Eduardo Valladares, professor de Redação e gerente pedagógico do  Descomplica Vestibulares.

Calma Para manter a serenidade, não se debruce sobre livros. “O estudo na véspera da prova cria um processo ansioso muito maior”, adverte a neuropsicóloga Juliana Santos. “Faça pequenas revisões e, no dia anterior ao exame, descanse para chegar na prova tranquilo”, sugere o professor de História Joel Nolasco.

Outra dica para acalmar os ânimos é dada pela pedagoga e coordenadora do ensino médio do colégio Isba, Angelina Manieri: “Conversar com pessoas que já estão na universidade é muito bom para mostrar para os candidatos que esse momento que eles estão passando já foi sentido por outros alunos”. Ela afirma que o mais importante é manter a calma em qualquer situação. “Não é sua vida, é uma prova. Mesmo se quebrar o carro a caminho da prova, se mantenha calmo e resolva o problema”, ela alerta.

O estudante Tiago Guanaes, 17 anos, sabe que estudar demais nessa fase não faz bem. “Eu procuro me manter estável emocionalmente para na hora focar e fazer uma boa prova”, ele conta. O estudante, que vai tentar uma vaga no curso de Engenharia Mecânica, conta que tem estudado bastante desde o início do ano para evitar se sobrecarregar agora na reta final. “Às vezes também deixo os livros de lado e vou para a praia jogar bola”, afirma.

A estudante Ana Paula de Menezes, 18, vai tentar vaga no curso de Letras e conta que não está ansiosa, mas já preparou a bolsa para o dia da prova. “Tudo que eu vou levar para a prova já está separado”, confessa. 

Branco “Estando calmo, a possibilidade de o candidato ter um branco é muito menor”, orienta a neuropsicóloga Juliana Coelho. É possível lidar bem com o “branco” na hora da prova e continuar resolvendo tranquilamente as questões. “Nesse momento, pare e respire. Você pode ir para outra questão ou para outra prova, pode ir lembrando das aulas, de dicas que você ouviu dos professores. Fique calmo e reveja a prova”, sugere Angelina Manieri.

“Vale a pena pensar em uma coisa boa, relaxante, ou em um lugar que você gosta de ir, isso também evita o efeito de ‘freezing’”, conta a neuropsicóloga Juliana Coelho.

Mesmo em um curto espaço de tempo, como a 12 dias da prova, é possível treinar a calma através da respiração e evitar o branco, que prejudica até candidatos bem preparados para o exame, como relata Juliana: “Acompanhei um caso de uma pessoa que congelou por uma hora na primeira tentativa do Enem e só começou a prova depois disso. Ela era extremamente inteligente e dominava o assunto, mas era ansiosa. A sete dias da segunda tentativa ela me procurou. Fizemos um trabalho bacana de respiração e ela passou super bem colocada no curso que queria”, conta ela, que afirma que técnicas de respiração e relaxamento auxiliam no processo.

Exercício físico Os profissionais concordam que atividade física é fundamental para o aluno se dar bem na prova, além de ajudar a relaxar e memorizar o conteúdo. “Estudos mostram que a atividade física melhora a cognição e a memória. Os exercícios ajudam na concentração também”, explica o professor Antônio Marcos Andrade da Costa, coordenador de Educação Física do Isba.

Mesmo os sedentários podem - e devem - se movimentar nos dias antes do exame. Ele conta que meia hora de atividade de duas a três vezes por semana é suficiente para colher os benefícios. O professor adverte que a única proibição é pegar pesado: “Fazer uma atividade mais intensa pode até estressar mais o aluno que está parado”, alerta.

“O ideal é fazer uma atividade mais relaxante, leve e que ele goste, como uma caminhada, pedalar pela orla, andar de skate ou jogar futebol. Isso com certeza vai ajudar na hora da prova”, recomenda o professor. Fazer uma pausa a cada 50 minutos ou uma hora durante o exame também é recomendado. “Alongue mãos, dedos e braços.”