Está voltando

Por Donaldson Gomes

  • D
  • Da Redação

Publicado em 21 de agosto de 2017 às 01:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Boa notícia para os apaixonados por velocidade na Bahia. A Harley-Davidson está se movimentando para voltar a ter um concessionária em Salvador. As unidades da Bahia Harley-Davidson fecharam no último dia 11, conforme antecipado pelo Farol Econômico, mas a tradicional montadora de motos já tem um novo parceiro local, que deve ser anunciado oficialmente em breve. Ainda não se sabe se a unidade será tão grande quanto a anterior, que funcionava em um prédio com quatro pavimentos, na Paralela. Mas, de repente, é melhor ter uma unidade menor do que nenhuma. Quem conhecia bem a operação antiga da H-D por aqui diz que o problema é que a unidade foi projetada para vender 1 mil motos em quatro anos, mas venderam-se 700 no período. E não se precisa ir muito longe para compreender o que aconteceu. Em Recife, mais próxima de outras capitais nordestinas (João Pessoa, Natal, Campina Grande e Maceio),  a H-B também fechou.

Motos em geral A crise no mercado de motocicletas está longe de ser exclusividade da Harley-Davidson. Em quanto os automóveis dão sinais claros de recuperação, os números das vendas de motos no Brasil mostram que o segmento resistiu o quanto pôde, mas foi atingido em cheio pelos percalços econômicos. As  vendas acumuladas até julho acumularam 497.624 e registraram uma queda de quase 21% na comparação com o mesmo período de 2016. Na comparação entre julho deste ano e o mesmo mês no ano passado também houve queda, de 11%. E o cenário negativo se repetiu na passagem de junho para julho, com intensidade menor: 2%. Os resultados impactaram na participação das motos no mercado nacional. Nos sete primeiros meses de 2016 o segmento respondia por 33,6% dos emplacamentos e agora por 28,1%. Na contramão, a venda de automóveis e veículos comerciais leves cresceu tanto no acumulado do ano, quanto na comparação entre julho deste ano com o mesmo mês do ano passado.

Um convite a empreender Tem crise o tempo inteiro, a gente sai de uma para entrar na outra. A afirmação é do especialista em empreendedorismo e mercados José Nilo Meira, um dos palestrantes da mais recente edição do Correio Encontros, na semana passada, em Cajazeiras. Nilo falou para microempreendedores e para quem sonha em se tornar um. Com conhecimento acadêmico e prático sobre o assunto, ele deu um passo a passo para quem sonha em trocar a carteira assinada pelo controle da vida pessoal – sempre mostrando os benefícios e dificuldades envolvidos na escolha. "Uma coisa é certa, quem esperar tempo bom, não começa nunca", aviso. 

No Horizonte

Expansão em São Paulo. Poucos meses após instalar seu escritório em Campinas, o Grupo LemosPassos  fechou contrato com as indústrias New Power e a Fulguris. Juntas, as empresas dominam 70% do mercado brasileiro de baterias industriais, sendo a sexta maior produtora do mundo. Serão servidas aos funcionários 650 refeições por dia, entre café da manhã, almoço e ceia. A New Power e Fulguris também são as únicas fornecedoras de bateria para submarino no Brasil.  Já a baiana LemosPassos é a maior do segmento de refeições coletivas no Norte/Nordeste e  a 7ª do Brasil. Fornece mais de 170 mil refeições diárias na Bahia, Goiás, Rio de Janeiro, Pernambuco, Amapá, Mato Grosso do Sul e São Paulo, gerando cerca de 2 mil empregos diretos e indiretos. Em 2016, aos 55 anos e com 16 novos clientes, atingiu o faturamento de R$ 130 milhões – crescimento de 136% em relação a 2011.