Estação da Lapa ganha arte do Mais Grafite no Novembro Negro

A exposição fica aberta pelos próximos seis meses

Publicado em 22 de novembro de 2017 às 05:49

- Atualizado há um ano

. Crédito: Almiro Lopes/CORREIO

Uma exposição diferente foi aberta no subsolo da Estação da Lapa, em Salvador, nesta terça-feira (21). Integrantes do Projeto Mais Grafite dão cara nova a 36 pilastras do local, com pinturas que retratam símbolos e ícones da cultura negra. A intervenção faz parte das ações que integram o mês em que se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra.

[[galeria]]

A pintura será realizada durante o Novembro Negro, tendo como espectadores as mais de 500 mil pessoas que circulam pelo equipamento diariamente. Configurado como uma verdadeira galeria de arte, o subsolo expõe as ilustrações de personagens como Zumbi dos Palmares e Maria Felipa.

Estratégia da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), “o projeto Mais Grafite, no Novembro Negro, vem com o papel de homenagear as principais lideranças que lutaram, resistiram à escravidão e integraram movimentos como a Revolta dos Búzios”, explica o titular da pasta, Carlos Martins. 

As ilustrações ficam por conta dos instrutores do projeto, os artistas Júlio Costa, Bigode, Marcos Prisk e Questão, e estão sendo feitas com tintas capazes de resistir à exposição à chuva e ao sol. Grafiteiro há 20 anos e integrante do Museu de Street Arte de Salvador (Musas), Júlio Costa destaca que as oficinas do Mais Grafite possuem “uma dinâmica que permite que qualquer um participe. Elas envolvem técnicas de usar a lata, chapar, traçar, esfumaçar e até de segurança, inclusive como se comportar em uma pintura de rua”.

A abertura da mostra teve a presença de alunos da rede estadual, que ajudaram os artistas a ilustrar duas das 36 pilastras, e da música do Olodum. A exposição fica aberta pelos próximos seis meses, levando beleza e consciência à população soteropolitana.