Assine

Estacionamento será retirado da orla para ampliação de avenida; veja mudanças


 

No local, serão construídas novas faixas que irão até a Avenida Manoel Dias

  • Da Redação

Publicado em 13/06/2017 às 11:17:00
Atualizado em 17/04/2023 às 05:20:07

Uma das maiores intervenções que serão feitas na região do Jardim dos Namorados, na Orla de Salvador, para melhorar o tráfego de veículos será a retirada de um estacionamento, que atualmente funciona em frente ao Boteco do Caranguejo. As obras começaram na manhã desta terça-feira (13), após anúncio da prefeitura.

No local, serão construídas quatro novas faixas que começam no Caranguejo de Sergipe e vão até a Avenida Manoel Dias. A ideia é desafogar a Rua Fernando Menezes de Góes, que recebe fluxo de sete faixas, mas só tem três. Segundo a prefeitura, nesse trecho passam 6 mil carros por hora.Projeto prevê construção de novas faixas que irão até a Avenida Manoel Dias, sentido Rio Vermelho (Foto: Divulgação)De acordo com o superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller, a diminuição do estacionamento não vai afetar os estabelecimentos que funcionam no local. “A menos de 30 metros, tem uma grande oferta de vagas, são mais de 280 vagas de estacionamento. Não há dificuldade nesse período de obras e depois delas, os clientes podem usar as vagas que estão a uma travessia dos estabelecimentos”, explicou.

Segundo o secretário municipal de Mobilidade (Semob), Fábio Mota, o trânsito não vai ser impactado com a obra no Jardim dos Namorados. “Como essa área é restritamente interna hoje, não vai ter muitas mudanças. O trânsito fica igual até abrir a área. Já tem muitas casas e lojas fechadas hoje, essa via é, praticamente, usada internamente. Vamos criar uma via única para quem tem acesso aqui”, explicou. 

“Nesse trecho vai acontecer a maior mudança, com maior reflexo. Aqui passam mais carros, mais ônibus, o engarrafamento impacta desde o Aeroclube”, completa Mota. As novas vias vão desafogar a Rua Fernando Menezes de Góes, que recebe carros que vêm da Avenida Magalhães Neto e da Orla, mas que seguem para a Pituba. A partir das novas vias, os carros poderão seguir direto da Orla em direção à Avenida Manoel Dias.

No total, serão quatro grandes intervenções no trânsito da cidade e as obras devem durar 120 dias, a contar de hoje. Segundo o prefeito ACM Neto, a prefeitura fez estudos para identificar os pontos com maiores problemas de mobilidade.

“Nós identificamos alguns pontos críticos da cidade e fizemos um trabalho de estudo aprofundado para a melhoria do trânsito. Estamos autorizando as obras nos pontos críticos: em São Cristóvão, vamos fazer um novo binário e dar melhor fluidez na Estrada Velha do Aeroporto. No Imbuí, facilitando a integração com a Boca do Rio; e a maior delas no Jardim dos Namorados, integrando à Avenida Octávio Mangabeira”, explicou.

IntervençõesA ordem de serviço foi assinada nesta terça-feira (13) pelo prefeito. “A ordem de serviço vai deflagrar as quatro intervenções ao mesmo tempo. São pontos onde temos maior problemas de mobilidade da cidade de Salvador”, explicou Fábio Mota.

O segundo lugar com maior intervenção será em São Cristóvão. Lá, haverá mudança de sentido na Avenida Aliomar Baleeiro e, posteriormente, será construído um mercado municipal para reunir o comércio informal que hoje ocupa as ruas do bairro e interfere no trânsito. 

Na Aliomar Baleeiro, o sentido será único até a Rua 3 de Maio. Quem precisar ir no outro sentido, pode usar a Rua Lauro de Freitas, prosseguindo pela Rua 3 de Maio, até voltar novamente à Aliomar Baleeiro. 

Já no Imbuí, um acesso será realizado para melhorar a integração do bairro com a Boca do Rio. A passagem será realizada no Conjunto Marback. "Um novo retorno numa área que já era conturbada, que causava lentidão, vai tentar desengarrafar toda área do imbuí, na saída do Marback", explica Mota.

No Stiep, um novo acesso foi criado para facilitar o retorno no sentido Centro de Convenções, onde foi feito um novo corte no canteiro central. As obras já estão em andamento no local. São dois cortes de canteiro central, sendo que um permite a saída da Rua Rodolpho Coelho Cavalcante para acesso direto à Rua Manoel Ribeiro, e outro possibilita o retorno da Rua do Curralinho para a Manoel Ribeiro, sentido Centro de Convenções. Os dois retornos existentes atualmente no canteiro central serão fechados. 

Em todos os pontos críticos, serão instalados semáforos inteligentes, pavimentação de vias, sinalização e iluminação.

EngarrafamentosOs engarrafamentos na Rua Fernando Menezes de Góes são constantes, independente do horário. O técnico em manutenção em alumínio Mike Carneiro, veio de Itapuã e estava a caminho de Ondina quando passou pela rua estreita. “Acredito que vai melhorar o trânsito sim. Aqui está sempre engarrafado”, conta.

Morador da Pituba, o motorista Gilberto sofre com o trânsito parado. “É horrível aquela volta que temos que pegar ali na frente. Em qualquer hora que a gente passe, o trânsito está assim”, diz ele, que estava a caminho do condomínio Pituba Ville.

Quem vem da Avenida Magalhães Neto também sofre com a convergência das vias, como o motorista de Uber, Ednei das Virgens Bispo. “Vim do Iguatemi e estou indo para a Manoel Dias, sempre esse trânsito está engarrafado”, contou. 

Durante a assinatura da ordem de serviço, o prefeito ACM Neto anunciou outras intervenções, como a requalificação da Praça Wilson Lins, na Pituba, que vai ser integrada à Praça Nossa Senhora da Luz, e o recapeamento das principais vias da cidade como as avenidas Vasco da Gama, Anitta Garibaldi e Bonocô. "Vamos atuar nas principais bases de trânsito de Salvador", afirmou o prefeito. A obra deve começar quando o período de chuvas passar.