'Estamos confiantes de que meu pai tenha conseguido se salvar', diz filho de baiano desaparecido

Ademário Bispo, 51 anos, é de Santo Amaro da Purificação e trabalhava na barragem que se rompeu

  • Foto do(a) author(a) Carmen Vasconcelos
  • Carmen Vasconcelos

Publicado em 27 de janeiro de 2019 às 05:00

- Atualizado há um ano

Entre os 254 desaparecidos após o rompimento da barragem da Mina do Feijão, em Brumadinho (MG), há, ao menos, quatro baianos de Santo Amaro da Purificação: Alex Mário Moraes Bispo, 22 anos, Ademário Bispo, 51, Ednilson Dos Santos Cruz e George Conceição de Oliveira, de idades não informadas.

Eles trabalhavam em uma terceirizada da Vale, responsável pela barragem, e estavam na empresa no momento do ocorrido. Os nomes dos quatro estão na lista de desaparecidos divulgada pela empresa nesse sábado (26). Os quatro baianos foram citados em postagem da prefeitura no Facebook (Foto: Reprodução) O CORREIO conversou nesse sábado (26) com um dos filhos de Ademário. Ismael Bispo, que reside na Bahia, disse que a família se mantém esperançosa de que o pai, o primo e os outros dois amigos estejam entre as pessoas ilhadas pelo rompimento da barragem de dejetos.“Estamos de mãos atadas e sem poder fazer nada, além de esperar, mas estamos confiantes de que meu pai tenha conseguido correr e se salvar”, afirmou ele, ressaltando que, pouco antes do rompimento, o irmão dele havia conseguido manter uma conversa telefônica com o pai e que eles acreditam que houve tempo para ele se proteger.Ismael afirmou ainda que o pai estava em Minas Gerais há mais de um ano. Lá, ele conheceu George, que reside há mais tempo na região Sudeste e cuja esposa também é de Santo Amaro. “Alex já morava por lá e Deni (Ednilson) havia se mudado há seis meses”, contou. Enquanto os conterrâneos se unem em correntes de oração, o irmão de Ismael que também mora em Minas, Natanael Bispo, está realizando diligências pelos hospitais de Belo Horizonte na tentativa de localizar os familiares.

Para ajudar na identificação dos desaparecidos, a Justiça de Minas Gerais autorizou, ontem, a quebra de sigilo telefônico de pessoas que estavam em Brumadinho entre meia-noite de quinta-feira (24) e meia-noite de sexta-feira (25). A quebra atinge um raio de 20 quilômetros do local do rompimento.

A prefeitura de Santo Amaro da Purificação, cidade com cerca de 12 mil habitantes, divulgou uma nota na redes sociais:"A Prefeitura Municipal de Santo Amaro se irmana e solidariza em orações com as famílias dos santamarenses até então desaparecidos na tragédia ambiental no Município de Brumadinho, Minas Gerais, quando o rompimento de uma barragem da empresa Vale ocasionou mais uma catástrofe de enormes proporções. Torcemos para que Alex, Ednilson, George e Ademário sejam encontrados logo e voltem para seus lares sãos e salvos."