Estourados na web: Conheça os segredos dos youtubers financeiros

Confira 10 pegadinhas mais comuns para tirar seu dinheiro, saiba como evitar as armadilhas e sair das dívidas

  • Foto do(a) author(a) Priscila Natividade
  • Priscila Natividade

Publicado em 4 de fevereiro de 2019 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Ilustração: Morgana Miranda/ CORREIO

No dia a dia, e principalmente nas  finanças, a vida é cheia de pegadinhas. Aquele desconto que parece ser vantajoso ou a taxa de banco que o consumidor acaba pagando sem nem saber que pagou ou ainda cair no conto de fadas de que um título de capitalização é investimento. Ou seja, tem muita armadilha disfarçada de ganhos por aí. Por isso, o CORREIO trouxe os segredos de cinco  Youtubers de Finanças Pessoais, que estão na crista da onda em números de  seguidores e visualizações para ajudá-lo a não tropeçar nos obstáculos do mundo do dinheiro. 

O guia anticiladas reúne, pelo menos, 10 pegadinhas que o consumidor tem que fugir se não quiser perder dinheiro (veja na página). Juntos, esse time formado por Reinaldo Domingos, Júlia Mendonça, Carolina Sandler, Beatriz Aguillar e Gabriela Forlin soma mais de meio milhão de seguidores em seus canais na internet - e sim, eles estão dispostos a revelar seus segredos.  

Para Domingos, o presidente da Associação dos Educadores Financeiros e criador do canal Dinheiro à Vista, o primeiro conselho é se gastar com o que realmente precisa. É preciso definir prioridades. “Não existe café de graça. Tudo que eu ponho a mão tenho 1% de inspiração e 99% de transpiração. Se empodere do seu sonho de verdade”. 

Mas como não cair no vermelho? Quem responde é Júlia Mendonça, criadora do canal que leva o seu  nome. “Essas armadilhas normalmente representam pequenos gastos, o que não faz o consumidor perceber o peso delas no orçamento, mas quando somadas podem representar uma boa parte do salário” alerta. 

A titular do canal Finanças Femininas, Carolina Sandler, também aposta no controle dos gastos como uma saída para evitar os tropeços nas finanças. Tudo precisa passar pela planilha. “Quanto mais as decisões são pensadas e avaliadas, mais fácil fica de não cair em armadilhas”, pontua.

Valor da grana

Vale ficar atento ainda às tentações de uma camisa da moda ou de um  tênis novo. Criadora do canal Papo de Bolsa, Beatriz Aguillar confessa que passou por isso várias vezes até entender o valor que o dinheiro realmente tinha. “A gratificação de ver o dinheiro rendendo sem você ter que trabalhar a mais por isso, às vezes, é muito mais gratificante  do que comprar um novo sapato”.

Mas se nada disso der certo e viver no vermelho se tornar uma condição permanente, a receita da criadora do canal Mão de Vaca, Gabriela Forlin, é: desça do padrão. “Gaste menos do que você ganha. É importante aprender a viver um patamar abaixo”, diz.   

CINCO SEGREDOS FINANCEIROS 'A família também precisa estar envolvida dentro do orçamento financeiro', afirma Domingos (Foto: Divulgação) Reinaldo Domingos, do canal Dinheiro à Vista É preciso  ter sonhos, propósitos e desejos, e saber quanto cada um deles custa. Isso ajuda demais na motivação e vai fazer com que a pressão dos gastos contidianos seja menor. É o que eu digo sempre no meu canal: ‘é você ter claramente  o que quer e o que veio fazer na terra’. A família também precisa estar muito envolvida dentro do orçamento financeiro. Para mim, o grande ponto é o equilíbrio entre o ser e o ter. O desejo de ser feliz e realizar sonhos é o combustível para qualquer vitorioso e só assim serão eliminados os excessos e os superfúlos. www.youtube.com/dinheiroavista 

'O mais importante é criar uma meta financeira', aconselha Júlia Mendonça (Foto: Divulgação) Júlia Mendonça, do canal Júlia Mendonça  Sempre faço um planejamento financeiro antes de iniciar o mês e receber meu salário. O mais importante é criar uma meta financeira: ela vai te estimular a diminuir os gastos, guardar dinheiro e planejar seu futuro.Quando você consegue enxergar o ponto onde você quer chegar com sua meta fica muito mais fácil de se manter firme nela e evitar desvios. Quem está com dívidas pode criar a meta de quitar todas elas em 6 meses e para isso vai ter que cortar os gastos, fugir das compras por impulso, renegociar com bancos e aprender a gerenciar o salário. www.youtube.com/juliamendonca 

'O segredo é simples: basta pesquisar e ter curiosidade', destaca Carolina Sandler (Foto: Divulgação) Carolina Sandler, do canal Finanças Femininas Conhecimento é poder. O segredo é simples: basta pesquisar e ter curiosidade. Se ao receber a fatura do cartão você busca as informações sobre as taxas de juros, você tem muito menos probabilidade de fazer um parcelamento desnecessário. Conversar com outras pessoas além do seu gerente sobre as decisões financeiras que você precisa tomar ajuda - e muito. Quanto mais cedo o consumidor entender que ele deve sempre poupar uma parte do que ganha, mais fácil será para construir independência e autonomia financeiras.www.youtube.com/financasfemininas 

'A gratificação de ver o dinheiro rendendo todos os meses é maior do que comprar um sapato novo', pontua Beatriz Aguillar (Foto: Divulgação) Beatriz Aguillar, do canal Papo de Bolsa Já fui desorganizada financeiramente. Por um longo período eu sequer tinha noção para onde estava indo o que ganhava e foi a partir dessa névoa que pairava sobre meu dinheiro que chegava todo fim de mês e eu nem sabia aonde tinha gasto todo ele. Aí eu decidi planilhar todas as minhas receitas e despesas e assim todo mês eu sei exatamente quanto ganhei e onde gastei. A gratificação de ver o dinheiro rendendo todos os meses sem você ter que trabalhar a mais por isso as vezes é muito mais gratificante do que comprar um novo sapato.  www.youtube.com/papodebolsa

'O dinheiro só vai jogar ao nosso favor se a gente jogar a favor dele', defende Gabriela Forlin (Foto: Divulgação) Gabriela Forlin, do canal Mão de Vaca Profissional Muitas pessoas entram na bola de neve do cheque especial ou do cartão de crédito, contraindo dívidas enormes, e culpam o banco. Porém, não é segredo para ninguém que os juros do cheque especial e do cartão de crédito são astronômicos. Não existe “segredo”, existe disciplina. O dinheiro só vai jogar ao nosso favor se a gente jogar a favor dele.  Ou seja, o dinheiro só vai trabalhar sozinho para nós se investirmos. Não adianta deixar guardado em casa, parado na conta ou na poupança e esperar que ele se multiplique.  www.youtube.com/papodebolsa

MANTENHA O ALERTA LIGADO

1. Falsas promoções Muitas empresas aumentam o valor e depois dão o desconto, que, na verdade, é o valor original. Se ligue também para o ‘compre 2 pague 1’ - as vezes você leva algo que não precisa. 

2. Perder parcelas de vista É aquele R$ 50 aqui e R$ 100 ali que parece que não vai fazer diferença. Mas vai. E muito. Avalie se o seu orçamento aguenta mesmo esta carga. 

3. Serviços que você não necessita Telefone celular, telefone fixo, TV a cabo.  Coloque tudo no papel antes de fechar um combo desses e avalie a sua real necessidade. 

4. Acreditar em conversa de vendedor Ele vai fazer de tudo para você comprar o que não precisa: que a roupa ficou ótima, que a promoção é imperdível. Fuja das compras por impulso. 

5. Compra do carro Carro é mais que prestação. É também seguro, combustível e ipva. o  custo mensal do carro  pode chegar a duas vezes o valor do financiamento, o que pode deixá-lo no vermelho. 

6. Título de capitalização O banco oferece este tipo de título como uma oportunidade de investimento, mas o que não fica claro é que o dinheiro não tem rendimento e os prazos de carência e multas são altíssimos.

7. Se manter no desconforto das dívidas Busque soluções: uma alternativa de renda extra, cortes no orçamento, readequação do padrão de vida. Só não se acomode.

8. Não se planejar Pesquise e planeje tudo: desde compras até saídas para jantar. É possível economizar muito usando cupons, vouchers, benefícios do cartão de crédito e também  aplicativos de descontos. 

9. Deixar o dinheiro parado Crie o hábito de definir metas para alcançar seus sonhos.  Não deixe nenhuma  grana esquecida na poupança. Faça esse dinheiro render. 

10. Não se planejar para o futuro A vida é mais do que pagar boletos. Por isso é fundamental se organizar e montar um plano para a sua aposentadoria. Pense muito bem  nisso.