Assine

Estreante Doce Mel é o único time sem mando de campo no Baianão


 

Estádio de Ipiaú encontra-se em reforma e não ficará pronto para a estreia

Publicado em 10/01/2020 às 13:34:00
Atualizado em 20/04/2023 às 17:05:07
. Crédito: Doce Mel/Divulgação

O Doce Mel é um clube que chama atenção. Primeiro por herdar o nome da empresa de polpa de frutas que o patrocina. O segundo motivo é mais triste do que pitoresco: a 12 dias da abertura do Campeonato Baiano 2020, a equipe estreante na competição é a única que ainda não sabe onde mandará seus jogos.

Estabelecido em Ipiaú, no Sul do estado, o Doce Mel não terá à disposição o estádio municipal Pedro Caetano na sua primeira partida em casa, dia 26, contra o Atlético de Alagoinhas, pela 2ª rodada. O local, com capacidade para 3 mil torcedores, passa por uma reforma iniciada somente em dezembro e vai ganhar iluminação, bilheteria de visitante, melhorias no gramado e nos vestiários.

Daí vem toda a incerteza que paira sobre a preparação do clube. O confronto com o Atlético já está marcado para Pituaçu, em Salvador - embora a diretoria cogite mudar para Vitória da Conquista, devido à proximidade. Os outros três jogos com mando de campo do Doce Mel constam como “a definir” na tabela.

Após reuniões com a Sudesb e com a FBF durante a semana, a prefeitura de Ipiaú garante que o estádio estará apto para os dois compromissos seguintes, contra Fluminense de Feira, no dia 16 de fevereiro, e Vitória da Conquista, em 1º de março. Falta o aval oficial, que será dado após uma vistoria que a federação fará no local no dia 6 de fevereiro.

Ainda assim, a sede do outro duelo em casa, contra o Vitória, no dia 29 de março, ficaria em aberto, por ser de maior porte e com transmissão de TV - a primeira fase do Baiano tem nove rodadas, e o Doce Mel disputará quatro em casa e cinco como visitante.

A situação deixou a diretoria chateada a ponto de emitir uma nota de esclarecimento à população de Ipiaú. No texto, o clube relata ter arcado com os custos do projeto de reforma do estádio e entregado o referido projeto ao poder público no dia 31 de julho, embora a licitação só tenha ocorrido em novembro e a ordem de serviço tenha sido assinada no dia 6 de dezembro. "Mesmo com a demora na licitação, o clube era informado que as reformas seriam feitas no prazo adequado para a primeira partida em casa, o que efetivamente não ocorreu. Caso essa situação tivesse sido apresentada de forma mais clara para nós, com antecedência, teríamos procurado outro centro/cidade e, assim, teríamos montado toda a nossa estrutura em outro local, como: alojamento para os atletas, comissão técnica; local para treinos. Além disso, teríamos contratado os profissionais de apoio (médico, fisioterapeuta, preparadores físicos, cozinheiras, porteiros, etc.) nesse novo endereço", diz o Doce Mel no comunicado.

Em meio aos problemas, o time fará o quarto amistoso da pré-temporada nesse sábado (11), contra a seleção de Camamu, e outro contra o Vitória da Conquista, no dia 15. Até aqui, venceu todos: 3x1 na seleção de Wenceslau Guimarães, 4x1 na seleção de Iguaí e 1x0 contra o Canaã. A estreia na temporada é dia 22, contra o Bahia de Feira, fora. 

No Baianão, o pensamento é manter os pés no chão e, se possível, subir mais um degrau. “Todo clube, quando entra (na primeira divisão), em princípio é se manter, ainda mais com todos os problemas que estamos passando. Mas o time que a gente montou é para brigar por uma vaga entre os quatro primeiros”, comenta o gerente de futebol Marcelo Silva. “A gente não pensa em parar por aqui, pensa em melhorar. Nosso planejamento nos próximos três anos é se manter na primeira divisão, formar o CT, trabalhar com a base e brigar de igual pra igual”, conta. A equipe vai disputar também o estadual sub-20.