Estreia da Netflix faz um ensaio sobre as diferenças

Autismo, heróis, maconha, política e música marcam programação de agosto da gigante de streaming

  • Foto do(a) author(a) Doris Miranda
  • Doris Miranda

Publicado em 6 de agosto de 2017 às 06:10

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Aos 18 anos e lidando com a natural ebulição de hormônios, Sam resolveu duas coisas: primeiro, precisa ter mais independência em sua rotina familiar e, depois (ou ao mesmo tempo, quem sabe?), quer arrumar uma namorada. Típico da idade, não é? Acontece que o rapaz vive dentro do espectro autista. Num nível leve, claro. Mas o suficiente para que seja considerado esquisitão por toda a escola.

As decisões de Sam (personagem de Keir Gilchrist (de Se Enlouquecer, Não se Apaixone/2011), e a postura de sua família diante do que é considerado anormal pela maioria de nós, norteiam Atypical, série original da Netflix que estreia no dia 11 e puxa uma seleção de atrações diversas e bacanas colocadas à disposição a partir deste mês. Selecionamos alguns dos destaques mais esperados para você se programar.

Atypical não discute apenas o autismo de Sam. Investiga como sua família reage à dolorosa tentação de superproteger o rapaz e também mostra como a irmã  dele (Brigette Lundy-Paine’s) se defende do bullying e do preconceito com reações bem atrapalhadas na maioria das vezes.

O melhor de tudo é que a série de oito episódios narra essa jornada dramática sobre diferenças e autoconhecimento com humor e um cinismo necessário. “O tema de Atypical é: ninguém é normal, mas Sam é provavelmente o mais normal de todos eles”, explica o criador da série Robia Rashid.

O diretor Seth Gordon concorda e chama atenção para outro aspecto: “Há algo de bonito em fazer uma série que é sobre um personagem com necessidades especiais. Mas não é um show sobre as necessidades especiais. Sam é apenas uma criança em uma família”.

Defensores - Outro show muito esperado pelos fãs de heróis é Os Defensores, que cruza as séries originais solo Demolidor, Jessica Jones, Luke Cage e Punho de Ferro na nova Os Defensores, que traz o quarteto lutando contra um inimigo comum, personificado pelo personagem de Sigourney Weaver.  É uma série derivada de personagens da Marvel. Então, quem está acostumado com esse universo já espera que, antes de virarem ‘amigos’, eles vão bater muita cabeça entre si. Como cada personagem já foi devidamente apresentado (e as séries originais continuam no catálogo da Netflix), o público que os seguiu anteriormente não precisa de mais ambientação. Com as histórias consolidadas, a trama agora preza pela objetividade.

Vale dizer que todo o elenco de apoio das quatro séries também vai se encontrar ao longo dos oito capítulos de Os Defensores, que estreia no dia 18. “Estou muito animada para que os fãs vejam os personagens interagindo como nunca. Não estou nem falando só dos quatro principais. Estou me referindo também ao elenco de apoio, que na sua maioria já foi anunciado. Tem uma cena com todos nós, todos num mesmo cômodo e foi muito divertido. É mais ou menos no final da série, eu diria”, diz Jessica Henwick, a Colleen Wing de  Punho de Ferro.

“Jessica traz a maioria do humor e do estilo para o time, eu acho, é uma dinâmica interessante”, revelou Krysten Ritter durante o lançamento da série, em Los Angeles. Seus companheiros de cena concordam, ressaltando o clima mais descontraído nesta etapa da saga dos heróis. “Nós já fizemos o trabalho duro com esses personagens nas séries solo, agora estamos nos divertindo”, contou Charlie Cox, que vive o advogado cego Matt Murdoc, o Demolidor. Antes do final, um aviso: como todo produto Marvel que se preze, Os Defensores tem cenas pós-créditos.

Outros lançamentos marcam a programação da Netflix em agosto. Confira os mais legais:

Disjointed - a partir do dia 25:

A primeira série original da Netflix criada por Chuck Lorre (de  The Big Bang Theory e Two And a Half Men), Disjointed retrata a rotina de Ruth (Kathy Bates), que realizou o sonho de abrir uma loja de maconha medicinal, junto com o filho e outras quatro pessoas. Mas, o que eles querem, na real, é a liberdade de passar o dia inteiro fazendo fumaça ao invés de se preocupar com as vendas.

Especial de Ano Todo  - já no catálogo:

Numa sátira aos tradicionais programas de fim de ano, Clarice Falcão promete reviver emoções num musical bem diferente e divertido. No lugar de uma retrospectiva caretinha, a humorista propõe cantar 12 canções sobre cada mês, combinadas a um stand-up comedy, que satiriza os fatos. “Um especial de fim de ano é especial? Sim. Um especial de ano todo, é muito mais”, promete.

Death Note - a partir do dia 25:

Adaptação do mangá de Takeshi Obata, o longa original da Netflix, dirigido por Adam Wingard, mostra a vida do estudante Light Turner (Nat Wolff) que, após um encontro com uma entidade chamada Death Note, descobre que pode matar criminosos apenas escrevendo seus respectivos nomes em um caderno. Uma curiosidade: trata-se da primeira adaptação americana da história japonesa.

Argo - já no catálogo:

O longa que faturou três Oscars, incluindo o de melhor filme em 2013, e deu ao ator/diretor Ben Affleck muita moral em Hollywood, é uma das novidades do catálogo da gigante do streaming. Baseado numa história real, o genial Argo mostra uma elaborada ação da CIA realizada no Irã para tirar seis americanos do país após a Revolução Islâmica.