Estudante baiano de escola pública ganha Prêmio Jovem Cientista

Premiação vai ocorrer no dia 4 de dezembro, em Brasília

  • D
  • Da Redação

Publicado em 31 de outubro de 2018 às 12:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação/Secretaria da Educação

Morador da zona rural de Caculé, Centro-sul do estado, o estudante Sandro Lúcio Nascimento Rocha, 17 anos, sempre percebeu que na região onde vive há muita queima de garrafas pet e cascas de coco verde espalhadas pelo chão. A partir da constatação, decidiu transformar os resíduos em algo útil e sustentável. Usou garrafas pet e cimento ecológico da fibra do coco para criar caixas de captação de água. O projeto lhe rendeu o 2º lugar no XXIX Prêmio Jovem Cientista. O resultado foi divulgado na terça-feira (30) pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Estudante do 3º ano do Colégio Estadual Norberto Fernandes, em Caculé, Sandro concorreu na categoria ‘Estudante do Ensino Médio’. "Infelizmente, com uma coleta de lixo deficitária, as pessoas acabam queimando as garrafas pet que ficam acumuladas, o que causa a poluição do local, e descartam muitas cascas do coco verde que são colhidos pelo chão", contou. 

Ele informou ainda que foi a partir dessa observação que, ao pensar no projeto, propôs a utilização da cinza da fibra do coco para fazer o reservatório e o uso das garrafas pet em substituição aos tijolos tradicionais."Ao mesmo tempo que conseguiremos captar água da chuva para utilização na limpeza e banheiros da unidade, o que diminui o consumo da água potável, estaremos reutilizando esse material tornando o ambiente mais saudável na região”, diz.

Ainda bem animado com a premiação, que ocorre no dia 4 de dezembro, em Brasília, Sandro fala da importância de atividades que incentivem a iniciação científica nas escolas.“Agradeço bastante ao Programa Ciência na Escola que nos dá essa chance de poder desenvolver projetos de ciências que possam mudar a realidade da escola e da minha região. Além de ser muito bacana ter aparecido essa premiação onde pude me inscrever e ser reconhecido. Acredito que esse projeto possa abrir várias portas e possamos levar essa ação para diversos lugares como uma iniciativa sustentável”, contou.O projeto foi desenvolvido por meio do Programa Ciência na Escola, da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, e tem o objetivo de promover uma unidade escolar sustentável através da utilização de materiais recicláveis e orgânicos, contribuindo para economia no uso da água potável.