Estudantes de baixa renda já podem se inscrever em curso para Enem da prefeitura

Segunda edição tem 800 vagas em três instituições privadas 

  • Foto do(a) author(a) Tailane Muniz
  • Tailane Muniz

Publicado em 27 de maio de 2019 às 12:57

- Atualizado há um ano

. Crédito: Marina Silva/ARQUIVO CORREIO

Ingressar na universidade federal, num curso de Medicina, e realizar o sonho de toda a família. Não foram poucas as vezes em que o estudante Guibson Oliveira Lima, 22 anos, se julgou incapaz. De origem pobre, nascido e criado na zona rural de Seabra, na Chapada Diamantina, estudou a vida inteira em escola pública e, acredita, sempre esteve níveis de conhecimento atrás de jovens que tiveram uma base de educação privada.

O histórico da pouca oportunidade de um futuro melhor começou a mudar em meados de 2018. Guibson foi selecionado para integrar o grupo de estudantes da primeira turma do Ingressar, o curso preparatório do Enem, financiado pela prefeitura, que seleciona estudantes para estudarem em cursinhos privados da capital. Jovens que, como o estudante de Seabra, não têm dinheiro para pagar por uma preparação, já podem se candidatar para a edição 2019, que contará com 800 vagas, o dobro da edição passada.

As inscrições já podem ser feitas, até o próximo dia 9, pelo site do programa, lançado pelo prefeito ACM Neto na manhã desta segunda-feira (27), ou presencialmente no Infocentro da Juventude - localizado na Avenida Sete de Setembro, 202, Edifício Adolpho Basbaum, 4º andar, defronte ao Mosteiro de São Bento. No local, técnicos capacitados estarão à disposição para auxiliar os jovens que tenham dúvidas nas inscrições. 

No momento da inscrição, é essencial apresentar a documentação exigida em edital, seja ela em cópia acompanhada de original (presencial) ou cópia autenticada em cartório (presencial e internet). Do total de vagas, 5% é reservado para pessoas com deficiência, 30% para pessoas negras e 5% para jovens participantes de programas sociais da Fundação Cidade-Mãe (FCM) ou egressos do sistema socioeducativo. 

Ao todo, são três instituições particulares que, por meio de edital da prefeitura, se tornaram parceiras do programa. Basta aos candidatos ter de 16 a 29 anos, morar em Salvador e ter estudado ao menos o 3º ano do ensino médio em escola pública ou particular (na condição de bolsista).  

Os estudantes beneficiários do Bolsa Família têm prioridade. Além disso, 30% das vagas são destinados a estudantes autodeclarados negros. A ideia é que outros estudantes como Guibson possam experimentar uma educação de qualidade e voltada para um fim específico, neste caso, a aprovação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ano passado, dos 318 participantes, 69 conseguiram ser admitidos em universidades federais, de acordo com o prefeito."Não consegui, ainda. Mas foram seis meses de muito aprendizado e conhecimento porque só nós, de escola pública, sabemos como é difícil concorrer às federais. Para a gente, não basta só se dedicar. É preciso fazer mais, mais e mais e, ainda assim, não temos a garantia de conseguir. Mas eu não desanimei, pelo contrário, depois do Ingressar tenho ainda mais garra", comentou Guibson. Atualmente, o jovem, que passou a morar em Salvador com duas tias, estuda por conta própria.'Para quem não pode pagar' Na leitura do prefeito ACM Neto, a maioria dos estudantes de universidades e institutos federais tiveram uma base de educação privada, o que, segundo Neto, foi o principal motivo de pensar em um programa que possibilitasse ao jovem pobre um nível de conhecimento mais próximo do que é cobrado pelo Enem e outros grandes vestibulares.

"A verdade é que você chega na Ufba, eu inclusive fui aluno de lá, e a maioria, especialmente em cursos como Medicina, Direito e Engenharia, são pessoas que tiveram uma educação particular. Esses, quando não conseguem passar direto [na universidade], podem pagar um desses cursinhos com professores que são medalhões. Nosso programa é para quem não pode pagar por isso, vamos pagar por quem não pode". Prefeito ACM Neto apresenta segunda edição do programa Ingressar (Foto: Valter Pontes/Secom) O prefeito também afirmou que acredita na educação como o "principal objetivo da vida de qualquer pessoa" e, por isso, "deve ser um direito de todos"."É um assunto polêmico, mas eu acredito que as instituições públicas devem ser de quem precisa. Quem pode pagar, tem que pagar. A gente não pode parar de estudar nunca", comentou Neto, acrescentando que a ideia é que o programa se consolide.De acordo com a secretária de Política para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Rogéria Santos, o Ingressar propõe, num cenário desigual, possibilitar a inclusão dos que, por meios próprios, não conseguiriam. "É uma iniciativa importante para os nossos jovens, para que eles tenham a possibilidade de um futuro promissor", considerou. Foram investidos pouco mais de R$ 1,6 milhão no programa por meio da SPMJ.

Morador da Liberdade, o estudante Augusto César Santos, 20, até já teve oportunidade de estudar numa escola particular, depois de ser contemplado com uma bolsa, mas garante que, no ensino médio, quando precisou voltar para o ensino público, precisou lidar com a "deficiência do sistema público".

Assim como Guibson, ele passou seis meses no cursinho preparatório Análise, na região do Iguatemi, por meio do Ingressar, mas não conseguiu ser aprovado na Universidade Federal da Bahia (Ufba), onde sonha estudar Comunicação. 

"É complicado para a gente, que não teve uma base. No Ingressar, a gente vê coisas importantes e se aproxima de conseguir. É preciso se dedicar muito, além de tudo, mas a oportunidade é valiosa", destaca ele, confiante de ser aprovado no Enem 2019, dessa vez, usando conhecimentos próprios, recém adquiridos depois que ampliou a leitura - hábito que, segundo ele, adquiriu depois do preparatório municipal.  

Outros preparatórios gratuitos Em Salvador, outras organizações e entidades também oferecem cursos preparatórios para o Enem e vestibular sem cobrar nada ou a preços populares.O Universidade Para Todos (UPT), da Secretaria de Educação do Estado (SEC) foi criado em 2003 e é uma parceria entre as universidades estaduais da Bahia (Uneb), Santa Cruz (Uesc), de Feira de Santana (Uefs) e do Sudoeste (Uesb). Candidatos podem se informar no Portal da Educação. O Instituto Cultural Beneficente Stive Biko oferece cursinho gratuito para estudantes carentes. Mais informações podem ser conferidas no site do coletivo. O Pré-Vestibular Social da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Pré-Vest, oferece, anualmente, 110 vagas extensivas para alunos que desejam focar no Enem. O número de vagas e e valor da inscrição são divulgados no portal da universidade.  Associação dos Ex-alunos da Uneb (Unex) também dispõe de um cursinho preparatório para Enem. Candidatos podem se informar melhor pelo site. O Instituto Federal da Bahia (Ifba) oferece vagas para candidatos do Enem. As vagas são divulgadas no site da instituição.