Estudantes de Museologia da Unirio coletam fotos do Museu Nacional

Nas redes sociais, alunos e pesquisadores, além de visitantes, lamentaram o trágico incêndio

  • D
  • Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2018 às 09:12

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: MARCELLO DIAS/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Devido à tragédia que aconteceu no museu Nacional, na noite deste domingo (2), por volta das 19h, estudantes da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) estão coletando fotos que visitantes tiraram no local. Eles estão pedindo tanto as fotos do local, como das obras que compõem o acervo de 20 milhões de itens "para, de alguma forma, conseguir reviver a memória deste lugar". 

Os alunos da Unirio pedem que as imagens do museu sejam enviadas para os seguintes endereços de e-mail: [email protected]; [email protected]; e [email protected].

A iniciativa foi aprovada e recebeu apoio do laboratório peruano de experiências inovadoras em museologia Museofilia. O laboratório ainda manifestou solidariedade diante da trágica perda da História brasileira, em sua página no Facebook, onde também divulgaram o pedido para preservar o acervo do Museu Nacional, por meio das imagens.

"Nos solidarizamos com nossos irmãos brasileiros pela catástrofe ocorrida no Museu Nacional da URFJ, um dos espaços culturais mais antigos e importantes do Brasil, que convervava um acervo de mais de 20 milhões de valiozas peças. Nós da Museofilia nos unimos aos aunos de Museologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), que começaram uma campanha para reconstruir a memória deste museu. Vamos nos unir!", diz trecho do post.

"Eu faço mestrado lá, quer dizer fazia. Ver o laboratório que eu trabalho pegando fogo foi uma das coisas mais tristes da minha vida. Meu trabalho e o de muitos amigos acabou. Estamos sem chão! A academia brasileira sofreu hoje um duro golpe, irreparável", afirmou uma usuária do Twitter, na noite deste domingo, quando as chamas ainda consumiam o prédio histórico.

Alguns usuários já haviam começado a colaborar, antes mesmo da iniciativa ter sido publicada e postaram algumas fotos tiradas no local. Confira: