Estudantes denunciam racismo no RU de São Lázaro e Ufba investiga

Alunos pedem afastamento do RU de três colegas denunciados

  • D
  • Da Redação

Publicado em 18 de junho de 2018 às 14:32

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação/Ufba

Estudantes da Universidade Federal da Bahia (Ufba) escreveram uma carta aberta ao reitor João Carlos Salles denunciando situação de racismo e assédio moral a funcionárias do Restaurante Universitário do campus de São Lázaro. Em nota, a Ufba lamentou a situação e informou que o caso será investigado. Na carta, assinada por alunos e por movimentos sociais da universidade, é pedido o afastamento do RU de três alunos, estudantes de Artes Cênicas, Ciências Sociais e do BI de Humanidades. 

"Nós estudantes realmente trabalhadores da Ufba observamos praticamente todos os dias as constantes cenas de humilhação às trabalhadoras que garantem as refeições nos turnos de meio dia e a noite", diz o texto. "Vale salientar que ambas as mulheres são extremamente racistas com as meninas e o homem tem atitudes de assédio moral também além de machismo, e as funcionárias pós os maus tratos públicos visivelmente se sentem mal, e algumas já até quiseram pedir demissão", continua a carta. A sugestão é que os três estudantes sejam proibidos de frequentar o RU por conta do comportamento.

A Ufba informou que diante das denúncias "a Reitoria determinou à Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PROAE) que prossiga na apuração em andamento dos fatos relatados, visando a providências urgentes para a aplicação das medidas cabíveis, nos termos da legislação vigente". Afirma ainda que um dos casos relatados já estava sendo acompanhado. Uma comissão de estudantes será recebida pela Ouvidoria, pela Coordenação de Segurança (Coseg) e pelo Núcleo de Segurança Alimentar (Nusa). "Relatos de agressões de cunho racista a estudantes também serão apurados e tais ocorrências combatidas com semelhante rigor", afirma a instituição.

Leia a carta (os nomes dos envolvidos foram suprimidos pelo CORREIO enquanto o caso é apurado)

"Caro Reitor João Carlos Salles, e demais instâncias da Universidade, tal como Ouvidoria e Pro Reitoria de Assistência Estudantil e Pro Reitoria de Administração venhamos por meio desta carta, com caráter de urgência, pedir encarecidamente o afastamento do Ru por  assédio por parte dos alunos às trabalhadoras do RU de São Lázaro. 

Nós estudantes realmente trabalhadores da UFBA, observamos praticamente todos os dias as constantes cenas de humilhação as trabalhadoras que garantem as refeições nos turnos de meio dia e a noite. Vale salientar que ambas as mulheres são extremamente racistas com as meninas e o homem tem atitudes de assédio moral também além de machismo, e as funcionárias pós os maus tratos públicos visivelmente se sentem mal, e algumas já até quiseram pedir demissão. Achamos inadmissíveis esses comportamentos, porque gritar, humilhar e assediar moralmente como se elas fossem inferiores deve acarretar punição para os três, e nesse sentido, acreditamos que essas pessoas deveriam ser afastadas de imediato do Ru por não respeitarem as funcionárias. 

Presenciamos situações ao qual esses três estudantes constantemente dizem que elas estão ali para servir, que aquela comida não sai do bolso delas e que elas não têm capacidade intelectual de estar em alguns cargos dentro da administração.  Uma estudante é inclusive famosa no quesito denúncias no grupo da UFBA, pelas violências racistas que já cometeu em dois Rus, aos funcionários do busufba e estudantes. Nos grupos da universidade, uma é sempre citada pelas várias violências sobretudo sendo racistas e para completar, ela FRAUDOU COTAS RACIAIS. A outra estudante não é bolsista mas entra passando na frente de todo mundo dizendo ter prioridade e quando chega quer ser atendida de imediato desrespeitando as pessoas que estão há mais de 30 min na fila esperando para comer com direito igual ao dela, e quando ela não é atendida da forma como ela exige passando na frente inclusive de quem está sendo atendida, ela grita as funcionárias com muita agressividade faltando pouco pra agredir fisicamente. O outro, também grita as funcionárias e faz do momento da refeição um inferno, ele chega pega várias sobremesas sem pensar no coletivo e quando é chamado atenção também grita as funcionárias e quem se meter alegando que fará o que bem quer, fala que elas não tem capacidade de estarem ali e grita pra todo mundo ouvir.

Está carta é para afirmar que CHEGA DE HUMILHAR AS FUNCIONÁRIAS QUE SE DEDICAM A NÓS. Até quando passaremos por isso? Precisará de uma agressão física em qualquer um de nós para que as medidas sejam de fato tomadas? Que as medidas sejam imediatas, ou tomaremos nossas ações externas. É de grande ameaça a todas/os estudantes da universidade a convivência com essas pessoas agressivas e desrespeitosas, se o nosso adoecimento psíquico enquanto estudantes já vem acontecendo imaginem das trabalhadoras que escutam por vezes caladas as várias humilhações".