Estudantes fazem protesto contra aumento de passagem na Sete Portas

Objetivo dos manifestantes é fazer com que a tarifa de ônibus diminua

  • D
  • Da Redação

Publicado em 24 de fevereiro de 2011 às 15:45

- Atualizado há um ano

Redação CORREIO

Os estudantes de Salvador voltaram às ruas na tarde desta quinta-feira (24) para protestar contra o aumento da passagem de ônibus - que passou de R$ 2,30 para R$ 2,50 -, e contra as más condições do transporte público da capital baiana.

Os manifestantes saíram do Viaduto do Aquidabã e seguiram em caminhada pela Avenida Sete Portas, no sentido Iguatemi. Na altura do Hortifruti, eles bloquearam o trânsito e promoveram o chamado passe livre, que consiste em parar os ônibus para os passageiros embarcarem pela porta de saída sem pagar passagem.

De acordo com Rafaela Giffone, integrante do Movimento Exu Tranca Rua-SSA – que organiza o protesto batizado de Revolta do Buzu 2011, pelo orkut e pelo twitter -, cerca de 300 pessoas participaram da manifestação nesta quinta-feira (24).

Os organizadores esperam que com a volta às aulas mais estudantes possam aderir ao movimento. Amanhã, às 15h, eles irão se reunir em assembleia no Colégio Central, na Avenida Joana Angélica, para definir novas mobilizações.

Melhorias O principal objetivo dos manifestantes é fazer com que a tarifa de ônibus diminua, mas entre as reivindicações também estão o passe livre para estudantes e a melhoria das estações da Lapa e da Rodoviária.Manifestações contra o aumento da tarifa começaram no dia 3 de janeiro

Início dos protestosOs protestos começaram em 3 de janeiro, quando cerca de 500 manifestantes seguiram da Rótula do Abacaxi até a estação de transbordo, no Iguatemi. Além de provocar lentidão, o tráfego de veículos chegou a ser interrompido na Avenida ACM. Na ocasião, o tema foi o assunto mais comentado no twitter em Salvador.