Estudo francês encontra 60 substâncias tóxicas em fraldas descartáveis

Entre os compostos encontrados estão inclusive substâncias cancerígenas

  • D
  • Da Redação

Publicado em 25 de janeiro de 2019 às 15:21

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Você confia na fralda que seu bebê está usando? Pesquisa feita pela Agência Nacional de Segurança Sanitária da Alimentação, Meio Ambiente e Trabalho da França (Anses, na sigla em francês) identificou 60 compostos que podem fazer mal para a saúde em marcas populares de fraldas descartáveis. (Foto: Divulgação/Shutterstock) Entre eles estão susbstâncias químicas usadas em agrotóxicos e produtops de beleza, que estão proibidos há mais de quinze anos no país. Um deles é o glifosato, um tipo de defensivo agrícola classificado pela Agência Internacional para Pesquisa em Câncer (IARC, na sigla em inglês) como potencialmente cancerígeno para humanos e bastante utilizado no Brasil e no mundo.

Cadastre seu e-mail e receba novidades de gastronomia, turismo, moda, beleza, decoração, pets, tecnologia, bem-estar, sexo e o melhor de Salvador e da Bahia, toda semana:

O governo francês admitiu que as substâncias estão presentes em quantidade acima do limite tolerado. A recomendação do órgão é a de que todas substâncias sejam removidas das fraldas ou tenham ao menos seu teor reduzido.

Outra orientação é criar regulamentações mais restritivas para o setor e fiscalizá-las para controlar a quantidade de substâncias que entra em contato com a pele do bebê. 

Aqui no Brasil, o responsável por fiscalizar o setor é a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A lei brasileira prevê que fabricantes de fraldas repitam testes de irritação cutânea e sensibilização toda vez que a produção for alterada. Há uma lista de compostos permitidos na categoria e as marcas também devem elaborar estudos de estabilidade dos produtos.Siga o Bazar nas redes sociais e saiba das novidades de gastronomia, turismo, moda, beleza, decoração, tecnologia, pets, bem-estar e as melhores coisas de Salvador e da Bahia: A P&G, fabricante da Pampers, uma das marcas mais vendidas no país e citada  no relatório da Anses por conta de estudos anteriores realizados com seus produtos em 2017, afirmou em nota ao Bebê.com.br que todas as suas fraldas são 100% seguras e que seguem todas as regulamentações sanitárias locais e internacionais. A empresa disse que fez mais de 100.000 testes de vestígios nas fraldas somente nos últimos anos para confirmar a ausência de substâncias nocivas nas fraldas.