Estudo para incluir a baiana de acarajé na Classificação Brasileira de Ocupações começa hoje

Previsão é de que o estudo seja concluído no final deste mês. Baianas vão ser ouvidas por técnicos da USP

  • D
  • Da Redação

Publicado em 3 de julho de 2017 às 10:06

- Atualizado há um ano

O estudo técnico para a inclusão da baiana de acarajé na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) começa nesta segunda-feira (3), na Superintendência Regional do Trabalho na Bahia (SRT-BA). O estudo vai contar com a participação das baianas de acarajé, que vão fazer relatos da profissão a técnicos da Universidade de São Paulo (USP), responsável pelo documento.

A previsão é de que o estudo seja concluído no final do mês de julho, e o ministro do trabalho vai assinar a inclusão na Classificação de Ocupações.

Uma solenidade marca o início do estudo, com as presenças do prefeito ACM Neto, do secretário-executivo do Ministério do Trabalho, Antônio Correia, da secretária municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Taissa Gama, e da presidente da Associação das Baianas de Acarajé, Mingau e Receptivo da Bahia (Abam), Rita Santos.

A inclusão da profissão na CBO é uma conquista para as baianas de acarajé. Apenas em Salvador, cerca de 3.500 profissionais devem ser beneficiadas, conforme estimativa da Abam. Desde 2005, as baianas são reconhecidas como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Iphan.