Evento apresenta as principais tendências mundiais para o varejo

O Retail Trends acontece amanhã e trará as novidades apresentadas na principal feira do setor, o NRF Retail’s Big Show, em Nova York

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  • Da Redação

Publicado em 25 de março de 2019 às 11:32

- Atualizado há um ano

. Crédito: Arquivo Correio

O uso de tecnologia para aproximar os ambientes físico e digital de uma loja com o objetivo de melhorar a experiência de compra é uma das principais tendências do varejo para este ano, conforme visto na principal feira do setor, o NRF Retail’s Big Show, em Nova York. Este e outros conhecimentos sobre o comportamento do consumidor serão apresentados a empresários baianos nesta terça (26) por consultores do Grupo GS & Gouvêa de Souza, que estiveram nos EUA com o objetivo de analisar e traduzir para o público nacional a melhor forma de aplicar as tendências mundiais para o varejo em cada região.

O Retail Trends será realizado no Sesc Casa do Comércio, na avenida Tancredo Neves, das 9h às 12h50, e terá na programação as seguintes palestras: "A evolução do varejo e do consumo e suas previsões para 2025", com Caio Camargo, sócio-diretor da GS&Up, "Geração Z – Um estudo sobre os hábitos de consumo da nova geração", com Rony Rodrigues, CEO da Box 1824, "Blended Retail – o Novo Varejo aplicado no PDX", com Luiz Alberto Marinho – sócio-diretor da GS&Malls, "Admirável varejo novo: a tecnologia como meio para alcançar novos resultados", com Caio Camargo, sócio-diretor da GS&Up, "People Centricity – Um Novo Momento Exige Um Novo Foco", com Fabiana Mendes, sócia-diretora da GS&Friedman, "Propósito – A gente não quer só comida", com Luiz Alberto Marinho, sócio-diretor da GS&Malls. As inscrições custam R$ 320 e estão à venda no www.sympla.com.br.

Estratégias Em época de big data, saber sobre as necessidades do consumidor e como satisfazê-las é essencial para assegurar a venda e fidelizar o cliente. Ainda mais em uma realidade em que a crise econômica ainda se reflete no mercado de trabalho e nas expectativas dos empresários do varejo. 

O comércio baiano deve crescer 3% em 2019. A estimativa é da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-Ba) e está mantida mesmo após a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicar um a variação no volume de vendas de apenas 0,7% em janeiro frente o mesmo mês de 2018. 

A taxa, apesar de considerada abaixo da expectativa, mostra a continuidade do  crescimento nas vendas. Na comparação entre o ano de 2018 e 2017 o comércio do estado cresceu 1,5%, depois de cair 0,3% em 2017; 11,1% em 2016 e 9,2% em 2015. 

Se os números de janeiro - os mais recentes da PMC/IBGE - não abalaram a confiança, eles reforçam que o momento ainda é de incertezas. “O que está havendo na Bahia é uma restrição da renda, o mercado de trabalho ainda não está estabelecido e por isso os baianos estão dando prioridade a produtos essenciais. Só quando estiver uma estabilidade econômica é que vamos ver outros setores se recuperando”, diz Guilherme Dietze, consultor de economia da Fecomércio-Ba.

Já Marcos Gouvêa, diretor geral do Grupo Gouvêa de Souza, destaca: “O momento na Bahia é de controlar e acompanhar o andamento da empresa, mas olhando para o futuro e onde as tendências estão indo para se manter no mercado. No início do ano passado havia um temor sobre um futuro próximo muito grande. Neste momento, este sentimento está substituído por uma expectativa positiva. As empresas que estão atuando no mercado estão mais eficientes e produtivas e olhando para fora em busca de oportunidades e crescimento”

Tecnologia Entre as tendências para 2019 expostas em Nova York está o uso da tecnologia visando melhorar e facilitar a experiência do consumidor dentro do estabelecimento para aquecer as vendas. Para Gouvêa, o uso de ferramentas tecnológicas deve ser aproveitado para interagir e melhorar a conveniência do cliente. “É trazer o digital para o ambiente da loja para possibilitar a mesma atratividade e interatividade oferecidos pelo ambiente e-commerce. Por exemplo, a possibilidade de usar tecnologia para customizar produtos e serviços”, destaca.

Trata-se de algo já utilizado e que deve crescer. Por isso, empresários baianos já têm se movimentado nessa direção. A loja Ponto das Festas, que fica no Largo dos Mares, em Salvador, procurou alavancar suas vendas com ajuda das redes sociais. Inaugurada há cinco anos, em plena  recessão, o estabelecimento criou um perfil no Instagram para passar dicas e informações relacionados aos seus produtos para se diferenciar dos concorrentes que ficam na mesma rua.

“Começamos no Facebook e, logo depois, os clientes sugeriram o Instagram e migramos. Foi uma inovação nas lojas de artigo de festas da região. Ninguém antes dava dicas para os clientes de como utilizar os produtos no dia a dia. São exemplos práticos, com indicações para personalizar os objetos. Não é só um perfil de vendas, damos ideias. Este é o nosso diferencial” relata Eliana Lana Moreira, dona da loja.

A estratégia rendeu um crescimento de 30% nas vendas. Deu tão certo que, três anos depois, Eliana abrir um segundo estabelecimento, com outro nome (Decore), a cerca de 100 metros de distância. Uma terceira loja foi inaugurada há 8 meses em Feira de Santana. Além de artigos de festas, as novas empresas comercializam artigos de decoração de ambientes, como casa e escritório.

O perfil do Instagram tem 191 mil seguidores, que acompanham também preços, modelos disponíveis dos produtos, além de dicas de decoração. Toda a atualização da rede social dos empreendimentos Decore e Ponto das Festas é feita pela dona do negócio, com ajuda de funcionários.  “Recebemos um feedback positivo dos nossos clientes, que também ganham destaque no nosso perfil. Repostamos publicações feitas por eles e postamos visitas ilustres, como de clientes que vieram do Piauí e Recife visitar Salvador e aproveitaram para conhecer a loja", conta a empreendedora, que emprega diretamente mais de 40 pessoas.Tendências na área tecnologia para o varejo

Aplicativos para celular - Utilizados para fornecer aos consumidores informações como valores, promoções e estoque dos produtos.

Personalização - Possibilita ao cliente criar o próprio produto com visualização digital.

Ponto de entrega - Utilização da loja física como ponto de entrega para os produtos vendidos no endereço virtual do estabelecimento.

Carteira digital - Serviço online que permite o pagamento das compras por meio de qualquer aparelho conectado à internet sem a necessidade de inserir dados bancários ou do cartão de crédito.Empresas colhem frutos da diversidade O varejo - mundial e brasileiro - tem enfrentado desafios para se conectar com o futuro. E pensar lá na frente não está relacionado somente com a tecnologia. Atualmente, os consumidores estão cada mais atentos ao posicionamento social das marcas. Um estudo da consultoria McKinsey & Company comprova esta prática. A pesquisa revela que empresas com equipes executivas com maior diversidade entre seus funcionários têm 35% mais chance de conquistar rendimentos financeiros do que aquelas que ficam somente com seus líderes homens, brancos, heterossexuais na casa dos 50 anos de idade.

O Mercantil Rodrigues, empresa do grupo Cencosud Brasil, quarta maior supermercadista do país e também dona de redes como Gbarbosa e Perini, aposta na pluralidade. 

Cristina Maria do Rosário, 37 anos, trabalha na unidade do Mercantil Rodrigues da Calçada. Com 10 anos de empresa, ela começou como operadora de caixa e hoje é analista de Recursos Humanos. A sua simpatia e os volumosos dreadlocks são marcantes na assistente social, que já usou tranças, mas que se identifica melhor com o penteado estilo rastafari. “Uso meu cabelo assim não só por uma questão de estética, mas de resistência e identidade", afirma. "Aqui, somos avaliados pelo nosso potencial, interesse e motivação, independe da cor da pele”, completa."Aqui, somos avaliados pelo nosso potencial, interesse e motivação, independe da cor da pele" Cristina Maria do Rosário, funcionária do Mercantil Rodrigues, empresa do grupo CeconsudAqui no Nordeste, a Cencosud diz que emprega  69,5% de negros e pardos nas redes GBarbosa, Perini e Mercantil Rodrigues. No recorte Brasil, esse número cai para 66,2%, sendo mais de 45% ocupando cargos de liderança. 

O grupo varejista realiza ações que estimulam o respeito à diversidade com os públicos interno e externo. Entre elas estão a discussão  sobre a diversidade e a divulgação de vídeos e peças de comunicação internas para ajudar na conscientização de seus colaboradores.

Serviço  O quê   Retail Trends, evento no qual especialistas em varejo fazem análises econômicas e apresentam as tendências mundiais do setor para este ano.

Onde    Sesc Casa do Comércio, na avenida Tancredo Neves

Programação A evolução do varejo e do consumo e suas previsões para 2025 Caio Camargo – Sócio-Diretor | GS&Up

Geração Z – Um estudo sobre os hábitos de consumo da nova geração Rony Rodrigues – CEO | Box 1824

Blended Retail – o Novo Varejo aplicado no PDX Luiz Alberto Marinho – Sócio-Diretor | GS&Malls

Admirável varejo novo: a tecnologia como meio para alcançar novos resultados Caio Camargo – Sócio-Diretor | GS&Up

People Centricity – Um Novo Momento Exige Um Novo Foco Fabiana Mendes – Sócia-Diretora | GS&Friedman

Propósito – A gente não quer só comida Luiz Alberto Marinho – Sócio-Diretor | GS&Malls

Quando    Amanhã

Inscrições R$ 320. Os ingressos estão à venda no site www.sympla.com.br