Evento de moda tem programação gratuita de oficinas e bate-papo em Salvador

O Fashion Revolution promove debate sobre impacto socioambiental da moda

  • D
  • Da Redação

Publicado em 7 de abril de 2017 às 14:41

- Atualizado há um ano

Vai rolar em Salvador, entre os dias 26 e 29 de abril, com programação no Ateliê Lull e no Lalá Multiespaço, no Rio Vermelho, o Fashion Revolution. Essa é a segunda vez que a capital baiana recebe o evento que é realizado pela Justa Moda. Especialistas, profissionais e militantes vão ministrar oficinas e participar de rodas de discussão sobre a realidade da indústria. Entre os nomes estão André Campos, da ONG Repórter Brasil, que desenvolveu o aplicativo Moda Livre; Kiko Kislanky e Zé Pimenta, da marca soteropolitana Euzaria; Mari Pelli, articuladora do movimento Roupa Livre e desenvolvedora do aplicativo homônimo; Marina Colerato, editora do site Modefica; e Phaedra Brasil, professora do Senac-BA.

“A gente não precisa decretar o fim da moda, porque isso seria impossível, mas fazer uma revolução. Viver a moda, mas de um jeito diferente. Com as experiências que as oficinas vão proporcionar, a gente espera ajudar as pessoas a pensar nisso”, opina Ana Fernanda Souza, representante do Fashion Revolution na cidade.

A programação gratuita será aberta na noite do dia 26 de abril, com a exposição ‘Quem fez sua roupa?’, no Lalá Multiespaço, desenvolvida pelo coletivo Caixa Preta Projetos. Os visitantes serão estimulados a se fotografarem com a roupa pelo avesso e a etiqueta virada para frente, para questionar às marcas quem produziu tais peças. A ação é tradicional no Fashion Revolution e pressiona as empresas a dar mais transparência ao seu processo de produção. Nos demais dias de programação, o Lalá receberá bate-papos e bazares, enquanto que no Ateliê Lull acontecerão oficinas de costura, customização e desenvolvimento de acessórios.

Dia 27, a programação será toda no Ateliê Lull. Das 9h às 13h, Ana Fernanda Souza fará a Oficina Justa Saia – Moda, Sustentabilidade e Costura, em que as participantes terão seus primeiros contatos com a máquina de costura para produzir suas próprias saias, enquanto conversam sobre a cadeia de produção da moda. Entre as 14h e 18h, Thais Faria vem do Rio de Janeiro para comandar a Oficina Roupa Re-feita, com técnicas simples de customização e upcycling para dar nova vida a peças usadas.No dia 28 de abril, a oficina com Thaís Faria se repetirá no Ateliê Lull, dessa vez entre as 9h e 13h. Durante a tarde, da 14h às 18h, Adriana Costa traz para os participantes a Oficina Acessórios com Resíduo Têxtil. Responsável pela marca Agama, Adriana ensinará técnicas adotadas em seu trabalho para o desenvolvimento de acessórios originais e sustentáveis a partir de resíduos têxteis. No mesmo dia, o Lalá Multiespaço receberá pela manhã (10h às 12h) um encontro de blogueiras, com a presença de Ana Soares, do blog Hoje Eu Vou Assim Off. A partir da 14h até as 18h, Mari Pelli ministrará a Oficina O Futuro da Roupa, para estimular os participantes a construir um guia prático sobre o futuro da moda a partir de projetos e negócios mais alinhados com o mundo em que vivemos. A oficina será concluída com o lançamento local do aplicativo Roupa Livre, que estimula a troca de roupas de segunda mão.

Já no dia 29 de abril, a programação será concentrada no Lalá. Com início às 10h, Mari Pelli (Roupa Livre), Kiko Kislanky e Zé Pimenta (Euzaria), André Campos (ONG Repórter Brasil) e Ana Beatriz Simon (Uneb) comandam o Bate-papo Faça Algo – Caminhos para uma Moda Diferente.  A conversa segue até as 12h, com entrada franca. No turno da tarde, entre as 16h e 18h, é a vez do Bate-papo Quem Faz a Revolução da Moda – Panorama da Indústria da Moda de Hoje. Participam da mesa Phaedra Brasil (Senac-BA), Marina Colerato (Modefica) e Adriana Costa (Agama).

Durante os dias 28 e 29 de abril, o Lalá Multiespaço receberá ainda um bazar e feira pelo Fashion Revolution, com funcionamento das 10h às 20h.