Evento discute como a sustentabilidade pode reduzir desperdícios na construção civil

Encontro gratuito no auditório do Crea-BA vai debater impactos da sustentabilidade nas obras da capital baiana

  • Foto do(a) author(a) Murilo Gitel
  • Murilo Gitel

Publicado em 18 de outubro de 2017 às 16:28

- Atualizado há um ano

. Crédito: (foto: divulgação)

Como aumentar a produtividade na construção civil e ao mesmo tempo reduzir os desperdícios? Para debater este tema, além de outros assuntos relacionados a esse setor, será realizada nesta quinta-feira (19/10) o terceiro Fórum do Agenda de Desenvolvimento Bahia, no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-BA), no Engenho Velho de Brotas.

Realizado pelo Crea-BA e pelo Instituto Politécnico da Bahia, o encontro gratuito tem o intuito de oferecer a estudantes e profissionais da área conteúdos atuais e importantes para o fortalecimento da engenharia civil brasileira. Nesta edição, cujo tema central é Métodos Construtivos, Eficiência e Sustentabilidade, serão realizadas palestras e mesas-redondas com profissionais de renome nacional e internacional.

De acordo com o engenheiro civil e professor da UFBA Adailton Gomes, coordenador geral do evento, a construção civil está diante de um grande desafio, que é utilizar os bens naturais em grandes proporções sem causar prejuízo para os futuros habitantes. “Nesse sentido, construir com eficiência e sustentabilidade é fundamental. Ser eficiente é produzir com qualidade e menor custo, enquanto ser sustentável é garantir às gerações futuras o que hoje está disponível”, ressalta.

Entre os temas que serão debatidos, destaque para os conjuntos pré-dimensionados, que chegam à obra prontos para instalação, contemplando eletrodutos, fios, cabos, proteções e caixas de passagem. Outro exemplo de sustentabilidade que já é praticado na capital baiana é a introdução de placas solares para a geração de energia, que impacta diretamente na redução da conta de luz da área condominial dos prédios.

Outros fóruns

Este é o terceiro fórum da segunda edição do Agenda de Desenvolvimento Bahia. O primeiro foi realizado em março e tratou sobre água como vetor de desenvolvimento sustentável. O segundo, ocorrido em julho, abordou o tema Mineração e Metalurgia: Sustentabilidade e Desenvolvimento. Já está prevista a realização da terceira edição do evento, em 2018.

O presidente do Crea-BA, o engenheiro mecânico Marco Amigo, faz um balanço positivo da realização do evento. “Continuaremos investindo em eventos que preparem os profissionais para o novo momento que a engenharia vem vivendo”, conclui.

A programação pode ser conferida no sute do Crea-Ba (http://www.creaba.org.br).