Evento gratuito reúne cordel, poesia, música e bate-papo na Caixa Cultural

Bráulio Bessa e Flávia Wenceslau são alguns dos destaques do evento Cordelizando que acontece de quinta (7) a sábado (9)

  • Foto do(a) author(a) Laura Fernades
  • Laura Fernades

Publicado em 6 de junho de 2018 às 06:15

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação

Falou em cordel e, automaticamente, veio à mente o sertão e a caatinga? Então está na hora de atualizar o repertório, afinal esse tipo de literatura popular também inclui Física Quântica, Filosofia e outros temas mais urbanos como a série espanhola La Casa de Papel. É justamente essa multiplicidade que a terceira edição do projeto Cordelizando mostra de quinta (7) a sábado (9), na Caixa Cultural Salvador, no Centro.

Do rap ao repente, a programação inclui literatura, música, poesia, recitais e bate-papos gratuitos com nomes de destaque. Entre eles, está o poeta e cordelista cearense Bráulio Bessa, 32 anos, que todo dia coloca a cultura nordestina no foco do programa Encontro com Fátima Bernardes. Até a série de sucesso La Casa de Papel já virou tema dos seus versos. Autor do livro Cordel em Cena – Poesia com Rapadura, Bráulio participa da mesa Encontro com o Cordel, sábado (9), às 10h, com mediação do poeta e cantador Maviael Melo.

Outro destaque do sábado é a cantora Flávia Wenceslau, 37, vencedora de dois prêmios Caymmi de Música (2017 e 2007), que apresenta um pocket show às 11h30. Paraibana radicada na Bahia, a artista conta que aprendeu a ler sozinha com o cordel e que esse tipo de literatura prende a atenção de adultos e crianças por causa da rima e criatividade. “Tem uma magia na poesia de cordel que encanta”, defende Flávia.

A artista também participa da mesa Pelejas em Rede, às 16h, com a pequisadora e jornalista Maria Alice Amorim, e conversa sobre o cordel na Era Digital. “O cordel se atualiza, tanto que o Bráulio está fazendo o maior sucesso no programa de Fátima Bernardes. A essência do cordel é a simplicidade, não importa muito se estamos nos anos 50, ou nos anos 2050”, garante Flávia.

Cordel do asfalto Urbano e sem contato com o sertão, o multi-instrumentista baiano Rodrigo Sestrem é quem abre a programação quinta-feira (7), às 19h, com um trabalho que passeia por temas contemporâneos como Física Quântica, Filosofia e política. “Represento o cordel do asfalto”, brinca Rodrigo, 37, que bate um papo sobre sua obra e apresenta canções autorais que já foram gravadas por artistas como Alcione, Roberta Viana e Leo Pinheiro.“O cordel está cada vez mais saindo do papel de folclore e distante de tudo para se tornar parte, se tornar atual”, reflete Rodrigo.Na sexta-feira (8), quem entra em cena é Antônio Marinho, neto do repentista pernambucano Louro do Pajeú (1915- 1992) e vocalista do grupo Em Canto e Poesia, que participa da mesa O Vale dos Poetas e Cantadores, às 10h. Além dele, o poeta, rapper, DJ, produtor e arte-educador  Clécio Rimas também se apresenta, às 16h. Atração da mesa Entre o Rap e o Repente, Clécio mostra um trabalho que mistura cordel, embolada, rap e música eletrônica. Clécio Rimas mistura cordel, embolada, rap e música eletrônica (Foto: Laís Vareda/Divulgação) “O cordel atual tira a veste do cordel simplesmente do sertão, da seca, da caatinga e fala também do que é urbano, do que é político, social. O cordel vem como uma linguagem muito contemporânea, com substância, com novos argumentos e novas reflexões”, destaca Maviael Melo, curador do Cordelizando. “O evento sai do cordel só de folheto e traz o cordel como ferramenta virtual e de educação”, completa o artista sobre o evento que começou suas atividades levando o cordel para as escolas públicas de Salvador.

Responsável pelo show de encerramento no sábado, às 18h, com participação de Raimundo Sodré, Maviael lembra que aprendeu a ler com o cordel. Segundo ele, o  público pode esperar “bons momentos de ouvir história” a partir de um cordel atualizado. “Por isso o nome Cordelizando. A coisa está no gerúndio, vai continuar se transformando”, garante. Curador do Cordelizando, o poeta e cantador Maviael Melo encerra o evento no sábado (9)  (Foto: Rosilda Cruz/Divulgação) Serviço O quê: Cordelizando Onde: Caixa Cultural Salvador (Rua Carlos Gomes, 57, Centro) Quando: Quinta-feira (7), a partir das 19h, sexta-feira (8) e sábado (9), a partir das 10h Entrada gratuita Informações: (71) 3421-4200

PROGRAMAÇÃO CORDELIZANDO

Quinta-feira (7)

19h - Bate-papo e música com Rodrigo Sestrem

Sexta-feira (8)

10h - Bate-papo com Antônio Marinho 11h30 - Música Maviael Melo 16h - Bate-papo Clécio Rimas 18h - Show Em Canto e Poesia

Sábado (9)

10h - Bate-papo Bráulio Bessa 11h30 - Show Flávia Wenceslau  16h - Bate-papo com Maria Alice Amorim e Flávia Wenceslau 18h - Show de encerramento com Maviael Melo e Raimundo Sodré