Evento no Pelourinho discute nesta quinta novos cenários de turismo na Bahia

Estudantes, trabalhadores e especialistas vão tratar de desafios da profissionalização da área; veja programação 

  • D
  • Da Redação

Publicado em 27 de setembro de 2018 às 03:00

- Atualizado há um ano

Com o objetivo de discutir a profissionalização do Turismo na Bahia, passando pela transversalidade na formação dos futuros trabalhadores e pelas melhores formas de empreender na área, acontece nesta quinta-feira (27), no Centro Histórico de Salvador, o Encontro Baiano de Turismólogos e Profissionais do Turismo.

O evento, do qual participam representantes da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo (ABBTur) – em apoio à formalização do Grupo Gestor da ABBTur Seccional Bahia –, o Encontro Mundial de Étnico Empreendedorismo (Emunde), e o curso de bacharelado em Turismo da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), acontece das 14h às 18h no Campus de Estudos Avançados da instituição, no Pelourinho (Rua Gregório de Matos, 27 – antigo Instituto Mauá).

Durante o evento, que contará com palestras e mesas redondas, serão explorados assuntos como modalidades turísticas contemporâneas que compõem o novo cenário do Turismo na Bahia, tais como o Turismo de Base Comunitária e o Turismo Étnico-Afro, entre outras inovações trazidas pelo Emunde – o qual tem fomentado projetos de etnoempreendedorismo na Bahia, especialmente nos municípios do entorno da Baía de Todos-os-Santos. 

Uma das novidades sobre o tema será a apresentação, durante o encontro, do portal Espaço Sagrado, uma ferramenta de inovação e tecnologia que informa sobre terreiros de Candeias e São Francisco do Conde, no Recôncavo. 

Outros projetos na mesma linha que serão trabalhados no evento são as Nove Vias de Turismo de Lauro de Freitas, os Sete Caminhos do Pelourinho, a Rota Afro da Lama Preta, a Rota do Santo Antonio em São Francisco do Conde, entre outros. Esses projetos, segundo a assessoria do evento, visam promover o empreendedorismo de negros e mulheres no Turismo Étnico-afro nos terreiros.

O evento terá como palestrantes representantes de diversas instituições a exemplo de ABBTur, Emunde, Senac, Sebrae, Uneb e Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Para saber mais sobre o evento, basta entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo Instagram da ABTur-BA (@abbturbahia).

Confira a programação: - Mesa Redonda 1: "A Profissionalização no Turismo" Abertura comandada pelo presidente ABBTur-Nacional, Elzário Júnior. 14h - A transversalidade na formação profissional para o turismo - Professora Dra. Sofia Souza (Coordenadora do curso de Turismo da Uneb). 14h30 - Qualificação e Empregabilidade no Turismo - Professora Maria do Socorro Câncio (Curso Técnico Profissionalizante em Guia de Turismo - Colégio Maria Câncio) e Professora Ana Carla Pereira (Curso de Turismo e Hospitalidade Senac/Pelourinho). 15h10 - Empreender no Turismo/Pitching de empreendedores - Hirlene Pereira (Sebrae).  - Mesa-Redonda 2: "Potencialidades e novas experiências no turismo"  15h30 - Redes de Turismo Étnico-Afro da Bahia - Tâmara Azevedo (Setur) e Edson Costa (Emunde). 16h10 - Experiências do Turismo de Base Comunitária - Diana Rôde (TBC Matarandiba/Ufba). 16h30 - Turismo, Sustentabilidade e Economia Criativa - Prof. Dr. José Cláudio Rocha (diretor do CDRH-Uneb); Mestra Jaci Lara Oliveira; Professora Luzia Brito. 17:10 - Assinatura do Termo de Formalização do Grupo Gestor ABBTUR-Bahia.