Eventos de hoje marcam centenário de Dorival Caymmi

Cantor e compositor será reverenciado em um grande espetáculo gratuito comandado por Daniela Mercury, no Farol da Barra, às 20h

  • D
  • Da Redação

Publicado em 30 de abril de 2014 às 08:08

- Atualizado há um ano

Nesta quarta-feira (30), dia em que completaria 100 anos, Dorival Caymmi ganha uma série de homenagens em Salvador. Cantor e compositor que apresentou a essência da Bahia ao mundo, ele será reverenciado em um grande espetáculo comandado por Daniela Mercury, no Farol da Barra, às 20h. A festa gratuita é uma realização da prefeitura, com apoio do banco Itaú.

Um violão, quatro percussões, piano e flauta vão compor a apresentação acústica, intitulada Daniela Canta Caymmi. A cantora também vai homenagear Nana Caymmi, filha do artista. O show terá participações especiais de outro filho do homenageado, Danilo Caymmi, além de Virgínia Rodrigues, Dani Nascimento e do grupo vocal MP7.

Morto em 2008, o autor de canções como Saudade da Bahia, Samba da Minha Terra e Maracangalha será lembrado também no evento Caymmi - De Itapuã para o Mundo, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA).  Às 15h, ocorre a abertura da exposição Hoje e Sempre Dorival Caymmi, no Abaeté, em Itapuã. O Cortejo Caymmi - De Itapuã para o Mundo terá como ponto de partida a lagoa, às 16h, e fará um trajeto até a Praça Dorival Caymmi.

Lá, acontece  um espetáculo musical com Aloísio Meneses, Cláudia Cunha, Firmino de Itapuã, Jussara Silveira, Orquestra de Pandeiros de Itapuã, Roberto Mendes e Saraiva. A festa continua com o show Malê Canta Caymmi, às 21h. No mesmo horário, o Pelourinho recebe três shows gratuitos do projeto Versando Caymmi - 100 Anos.

No Largo Pedro Archanjo, se apresentam Silvinha Torres, Ângela Lopo e Robson Moraes. A banda Soul Tambor, liderada por Lucas Di Fiori, comanda o show no Largo Tereza Batista e no Quincas Berro D’Água, a festa fica por conta de Clau Andries, com participação de Mazo Guimarães.

Amanhã, às 20h30, o Café-Teatro Rubi - Sheraton da Bahia Hotel (Campo Grande) dá continuidade à celebração do centenário, com show de Danilo Caymmi, que se apresenta até sábado. Danilo interpreta clássicos do pai e divide o palco com o cantor e compositor Claudio Nucci. Os ingressos para o show variam de R$ 110 a R$ 180.

[[saiba_mais]]