Eventos gratuitos movimentam o Pelourinho no fim de semana

Atividades mesclam artes, músicas e gastronomia em diversos pontos do Centro Histórico

  • D
  • Da Redação

Publicado em 18 de novembro de 2017 às 06:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: Anderson Moreira/Divulgação

Uma extensa programação movimentará o Pelourinho e Centro Histórico nesse final de semana. As atividades começam nesse sábado, às 10h. No Terreiro de Jesus, jovens de 14 a 24 anos podem participar da Maratona Clic, que consiste num concurso de fotografias feitas pelo celular. Tudo começa com uma aula sobre interculturalidades, depois os grupos saem pelo Centro Histórico para fotografar com celular,  em busca da imagem que sintetize melhor tudo que aprenderam. As fotos são projetadas no telão e postadas no hot site da promoção no site oficial do Pelourinho Dia e Noite. A votação na melhor foto acontece online durante uma hora, mas também haverá uma comissão julgadora no local, formada por dois especialistas.

Nesse mesmo horário, na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, a Orquestra de Câmara de Salvador (OCSal), sob a regência do maestro Ângelo Rafael, faz ensaio de portas abertas até o meio dia.

O som dos tambores invade as ruas e ladeiras do Centro Histórico, a partir das 17h30, com a República dos Tambores, que é um circuito itinerante, do Largo do Pelourinho ao Terreiro de Jesus, com os grupos de percussão que sempre trouxeram vida e arte ao espaço. Participam: Banda Didá, Kizumba, Tambores e Cores e Meninos d a Rocinha do Pelô. O evento é gratuito.

No domingo, às 10h, será realizada, no Largo do São Francisco, a Feira de Artes e Encantos do Sagrado, no  Montepio do Artistas. Serão expostas obras originais de 25 artesãos baianos. No casarão ao lado, se pode visitar o sobrado que abriga desde 1883 a Sociedade Protetora dos Desvalidos, fundada em 1827 por um grupo de 19 homens negros livres e tinha como propósito angariar e poupar recursos financeiros de seus associados para comprar alforrias. As queijadinhas de sintra serão o foco do evento comandado por Elíbia Portela, que resgata a tradição dos doces na Bahia (Divulgação) Ás 11h, será realizado o Concerto aos Domingos, na Igreja do São Francisco. Nesta edição com a Sambone Pagode Orquestra, do maestro Hugo Sambone. Ao meio dia, 16 restaurantes e quatro bares e lanchonetes participam dos Domingos Gastronômicos - “Culinária Baiana Original com Arte, por Manuel Querino”, que promove a criação de cardápios a partir de receitas descritas no livro “Arte Culinária na Bahia”, de 1916, de Manuel Querino. Os cardápios – entrada, prato principal e sobremesa -  têm preços de no máximo R$ 50,00. Durante a ação, cenas curtas de “dramaturgia gastronômica” são realizadas nos vários espaços a partir das 12h30. Nesse mesmo horário. Haverá uma ação comandada pela culinarista Elíbia Portela, que  falará sobre a importância da Queijadinha de Sintra. O evento terá degustação gratuita e oferta do livro de Manoel Querino. O encontro está marcado na doceria Marrom Marfim, na Rua Gregório de Matos, 17. No espaço também será possível ver a exposição “Do Cacau ao Chocolate”, onde todas as etapas da confecção do chocolate – da amêndoa ao produto final – serão mostradas