Ex-Bahia, Emo relembra goleada de 5x0 no Santa Cruz em 1981

Ex-meia estará no Baba das Antigas, amistoso promovido pelo CORREIO que reunirá ídolos da dupla Ba-Vi na Fonte Nova

  • Foto do(a) author(a) Vinicius Nascimento
  • Vinicius Nascimento

Publicado em 15 de abril de 2019 às 13:13

- Atualizado há um ano

. Crédito: Marina Silva / Arquivo CORREIO

No último dia 5, um jogo especial na história do Bahia fez aniversário de 38 anos. O 5x0 que o tricolor aplicou no Santa Cruz pelo Campeonato Brasileiro de 1981 é tema recorrente nos debates sobre a mística do time. Também pudera: na primeira partida contra os pernambucanos, o Bahia levou uma goleada por 4x0 no Arruda e tinha uma missão quase impossível para realizar no jogo da volta, na Fonte Nova.

Só que dentro de casa a história foi diferente e o Bahia mostrou que não se importava muito com o status de impossível e levou a classificação graças aos gols de Gilson Gênio, Dirceu Catimba e Toninho Taino. Gênio e Catimba marcaram duas vezes cada e fizeram a alegria dos 28 mil torcedores que foram à velha Fonte.

Um dos personagens daquele dia foi o ex-meia Emo, antigo camisa 10 do Bahia. Hoje aos 62 anos, o atual presidente da Associação de Garantia ao Atleta Profissional da Bahia (Agap-BA) não titubeia ao afirmar que aquela partida foi uma das mais marcantes em seus cinco anos de clube. Na trajetória pelo tricolor, ele tem até o gol do título baiano contra a Catuense em 1983, mas o ineditismo de virar um jogo tão improvável em pleno Brasileirão coloca o confronto daquele 5 de abril à frente na sua lista pessoal.

Segundo Emo, o jogo começou com estádio vazio, mas depois de terminar o primeiro tempo com 3x0 no placar, a torcida acreditou na virada e, de 8 mil pessoas, o estádio acabou a partida com 28.378 pagantes. Emo está com 62 anos e ainda mantém a forma batendo babas (Foto: Arisson Marinho / CORREIO) Emo será uma das atrações do Baba das Antigas, amistoso que será realizado pelo CORREIO na Arena Fonte Nova no dia 23, reunindo ex-craques de Bahia e Vitória. Outros nomes que marcaram o futebol baiano como Índio, Nadson, Emerson Ferreti, Marcelo Ramos, Uéslei, Hugo, João Marcelo e Bebeto Campos vão entrar em campo para reviver boas histórias.

Além do show de bola, a noite vai ter apresentação do É O Tchan e outras atrações. O ingresso será um exemplar do CORREIO do dia do jogo. Assinantes terão acesso com o Clube Correio (impresso ou digital). Os portões serão abertos às 17h e a bola vai rolar às 19h. A entrada será feita pelo portão Sul - Dique do Tororó.

O Baba das Antigas integra as comemorações dos 40 anos do jornal Correio, que ao longo de 2019 apresentará mais novidades para nossos leitores. O evento tem apoio da Associação de Garantia ao Atleta Profissional da Bahia (Agap-BA), Esporte Clube Bahia, Esporte Clube Vitória, Federação Bahiana de Futebol (FBF) e Itaipava Arena Fonte Nova. O projeto Correio 40 anos tem oferecimento do Bradesco, patrocínio do Hapvida e Sotero Ambiental e apoio de Vinci Airports, SENAI, Salvador Shopping, Unijorge, Claro, Itaipava Arena Fonte Nova, Sebrae e Santa Casa da Bahia.

*Com supervisão do editor Herbem Gramacho.