Ex-dirigente de partido de Bolsonaro é indiciado por abuso sexual contra netas

Ele foi indiciado pela Polícia Civil após o caso ser revelado pela filha

  • D
  • Da Redação

Publicado em 8 de julho de 2022 às 19:14

- Atualizado há um ano

. Crédito: Reprodução/Facebook

O ex-vice-presidente do Partido Liberal (PL) em São Paulo, José Renato da Silva, é acusado pela filha de ter abusado sexualmente dela quando tinha 7 anos e, anos depois, das filhas dela a partir dos 6 e 7 anos. As netas teriam sido abusadas por um período de 9 anos.

Ele foi indiciado pela Polícia Civil após o caso ser revelado pela filha, Cintia Renata Lira da Silva, em um desabafo no Instagram na quarta-feira (6). Cintia é a atual secretária municipal de Suzano (SP), cidade em que José Renato já foi prefeito.

Ela relata que só decidiu denunciar o pai depois de tomar conhecimento de que suas filhas passaram pela mesma situação.

“Por várias vezes oscilei em fazer isso e permanecer calada, quieta no meu canto conhecido, porque já estou acostumada a lidar. Passei minha vida inteira tentando provar para alguém, sempre com a sensação de não pertencer ao lugar, seja ele qual fosse”, conta.

Cíntia critica a posição de algumas pessoas que tentaram abafar a situação para preservar a imagem de José Renato. "Eu, uma criança de 6 anos apenas, e minhas filhas tinham 6 e 7 aninhos quando começaram os abusos feitos pela mesma pessoa, o avô. Elas continuaram sendo abusadas pelos 9 anos seguintes. Crianças sendo acariciadas por quem deveria protegê-las. Sendo obrigadas a acariciá-lo também. Não tinha como sermos adultas e saudáveis tendo que conviver com isso e ainda nos calar", afirma.

José Renato pediu afastamento de suas funções no PL.

Leia a carta completa