Ex-líder do tráfico em Saramandaia é morto pela polícia em Barra do Jacuípe

O criminoso estava foragido da Colônia Penal Lafayette Coutinho desde 29 de dezembro de 2017

  • D
  • Da Redação

Publicado em 10 de julho de 2018 às 16:25

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Arquivo CORREIO

Ex-líder do tráfico de drogas no bairro da Saramandaia, Cosme Paixão Lisboa, o Coe, 32 anos, foi morto por policiais civis na manhã desta terça-feira (10), em Barra do Jacuípe, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. 

O criminoso estava foragido da Colônia Penal Lafayette Coutinho desde 29 de dezembro de 2017. Ele cumpria pena por tráfico de drogas. Hoje, equipes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) localizaram o traficante escondido em um imóvel. Eles foram até o local cumprir um mandado de prisão contra Coe e, segundo a polícia, foram recebidos a tiros. Houve confronto e Coe foi baleado.

Ferido, ele chegou a ser socorrido pelos policiais, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Coe foi condenado a mais de 12 anos de prisão por tráfico e porte ilegal de arma. A polícia investigava também sua ligação com mortes em Saramandaia e Pernambués. O traficante havia perdido o comando da localidade e estava refugiado em Barra do Jacuípe. 

Pavor na Saramandaia Quando atuava em Saramandaia, por volta de 2010, o traficante não tinha perfil conciliador: guerreava com traficantes de bairros vizinhos e deixava apavorada a população. Eram comuns perseguições e trocas de tiros. 

Leia mais: Cinco bandos de traficantes disputam poder onde sobrinha de Léo Kret foi morta, em Pernambués

Coe integrou o Baralho do Crime - ferramenta criada pela Secretaria da Segurança Pública para divulgar a imagem de criminosos procurados - e era apontado como mandante de duas dezenas de homicídios. 

1º Comando da Saramandaia  Coe foi o criador do 1º Comando da Saramandaia, organização criminosa ligada à facção Caveira e que posteriormente tornou-se BDM - a região permanece atualmente sob comando da BDM.

Em janeiro de 2010, Coe foi preso em seu reduto após fazer uma família refém. À época, ele foi surpreendido com uma sacola com uma quantidade indeterminada de maconha, tentou fugir e houve troca de tiros com os policiais. Durante a fuga, o traficante entrou em uma casa do bairro em uma família com três pessoas dormia e exigiu, em negociação com a polícia, que a imprensa estivesse presente no local para soltar os reféns. Após duas horas, ele libertou os reféns e se entregou à polícia.

Em dezembro de 2012, o traficante foi beneficiado pela saída temporária de Natal e não mais voltou à cela da Colônia Penal Lafayete Coutinho. No entanto, no dia 11 de abril de 2014, a polícia prendeu mais uma vez. Ele estava em Barra do Jacuípe quando foi abordado por uma viatura da 59ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Vila de Abrantes) enquanto passava em um Gol branco, placa OLF-2200, junto com o irmão mais novo. O irmão de Coe foi ouvido e liberado. 

BDM Um dos cinco grupos criminosos mais atuantes na Bahia, e considerado o mais violento, o Bonde do Maluco (BDM) surgiu em 2015 no pavilhão V do Presídio Salvador, no Complexo Penitenciário da Mata Escura. Liderada pelo assaltante de banco Zé de Lessa, que está foragido, o grupo, que ordenou toque de recolher e queima de ônibus no bairro da Boca do Rio, nasceu como uma ramificação da facção Caveira, comandada por Genilson Lima da Silva, o Perna, atualmente preso no Presídio Federal de Catanduvas, no Paraná.