Ex-presidente FHC escreve carta pedindo união contra extremos

Para o tucano, a convergência deveria se dar em torno de quem apresentar mais chance de ganhar a eleição

  • D
  • Da Redação

Publicado em 21 de setembro de 2018 às 08:34

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Em carta divulgada nas redes sociais, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso defendeu uma união de candidatos à Presidência contra aqueles que apostam em “soluções extremas”. Para o tucano, a convergência deveria se dar em torno de quem apresentar mais chance de ganhar a eleição. 

Após publicar o documento, FHC apontou para o presidenciável Geraldo Alckmin (PSDB). “Enviei carta aos eleitores pedindo sensatez e aliança dos candidatos não radicais. Quem veste o figurino é o Alckmin, só que não se convida para um encontro dizendo ‘só com este eu falo’”, escreveu FHC em sua conta no Twitter.

No documento, apresentado como uma “carta aos eleitores e eleitoras”, Fernando Henrique Cardoso classificou as candidaturas de Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) como “polos da radicalização atual” que dificilmente teriam condições de tirar o país da crise. “A gravidade de uma facada com intenções assassinas ter ferido o candidato que está à frente nas pesquisas eleitorais deveria servir como um grito de alerta: basta de pregar o ódio, tantas vezes estimulado pela própria vítima do atentado. O fato de ser este o candidato à frente das pesquisas e ter ele como principal opositor quem representa um líder preso por acusações de corrupção mostra o ponto a que chegamos”, escreveu o ex-presidente.O tucano afirmou que ainda há tempo para deter a “marcha da insensatez”. Aos 87 anos, o ex-presidente pelo PSDB disse que, durante sua vida, esta eleição é um dos “poucos momentos” tão decisivos para o Brasil.